Capacitar Hotelaria e Serviços

Transformar a vida de jovens oportunizando formação de qualidade

O primeiro emprego é um dos maiores desafios dos jovens brasileiros. Sabemos que qualificação profissional, educação e oportunidade são as palavras-chave para vencer esse cenário. Por isso, desenvolvemos o Capacitar Hotelaria e Serviços, projeto social que proporciona oportunidades de qualificação para jovens de 16 a 29 anos que estão em busca do primeiro emprego ou desejam ingressar no setor de hotelaria e serviços, oferecendo práticas de aprendizado e uma oportunidade de inclusão social.

Desde 2006, mais de 1.700 jovens foram capacitados pelo programa e hoje atuam no setor de serviços do Sul Fluminense.

Gerar oportunidades é o que nos motiva a continuar

Como funciona

Com o programa, selecionamos e capacitamos cerca de 100 jovens por edição. Durante um semestre, os alunos e alunas participam de aulas teóricas e práticas em diversos setores da hotelaria e serviços, como recepção, eventos, cozinha, garçom, manutenção e atendimento ao cliente, totalizando 228 horas de curso gratuito, além de certificação. O Capacitar é realizado no Hotel-Escola Bela Vista e no Vila Business Hotel, hotéis que administramos em Volta Redonda.

Parcerias

Valorizamos as relações com a comunidade, por isso mantemos parceria com as prefeituras de Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Piraí, Pinheiral, Quatis, Resende, Porto Real, Vassouras e Itatiaia. Os jovens são encaminhados pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dessas cidades. Também reservamos vagas para jovens encaminhados pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Centro de Cidadania LGBTQIA+ Médio Paraíba, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e o Programa de Erradicação do trabalho Infantil (PETI).

Para participar, os jovens precisam ter entre 16 a 29 anos, ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando em escola pública e ter cadastro em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) das prefeituras parceiras. A seleção é feita pelo CRAS e inclui uma análise do perfil socioeconômico. Para mais informações, entre em contato com o CRAS que possui cadastro.

Master Hoteleiro Jr

Ao final do curso, os jovens participam do Master Hoteleiro Jr, uma atividade de conclusão de curso, para colocarem em prática seus conhecimentos em hotelaria e serem reconhecidos por seu trabalho e talento.

Desafio Inova Hotelaria

Desafio com o objetivo de impactar positivamente o resultado de um ou dois hotéis que administramos: Hotel-escola Bela Vista ou Vila Business Hotel.

Durante o programa, os jovens participam de uma Conversa Inspiradora entre participantes e gestores da Fundação, mentorias e plantões de dúvidas com as equipe de plantão. Ao final, os times apresentam as soluções.