Projeto Garoto Cidadão

Projeto Garoto Cidadão

Transformação pela cultura

O Projeto Garoto Cidadão tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento social, educacional e emocional de crianças e adolescentes.

Oferece oficinas socioculturais de dança, música, teatro, arte, comunicação e expressão e habilidades e competências para 2.330 educandos durante o contraturno escolar.

O projeto colabora há 20 anos para a inclusão social, para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de políticas públicas de educação em tempo integral.

Os educandos do Garoto Cidadão são indicados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) das seis cidades em que está presente:

  • Araucária (PR)
  • Arcos (MG)
  • Congonhas (MG)
  • Itaguaí (RJ)
  • São Paulo (SP)
  • Volta Redonda (MG)

O Garoto Cidadão é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CSN. Conta também com a parceria das prefeituras locais e da UNAS, na região de Heliópolis, em São Paulo (SP).

Em 2019, os educandos do Garoto Cidadão realizaram 112 apresentações culturais para mais de 113 mil espectadores.

Garoto Cidadão Circula Brasil

Difusão Cultural

O Projeto Garoto Cidadão Circula Brasil é um caminhão-palco que tem o desafio de fomentar a cultura regional das cidades onde percorre, a partir da difusão de produções culturais dos educandos do Garoto Cidadão e de artistas locais.

Em 2019, o caminhão visitou 13 cidades, nas quais foram realizadas 117 apresentações, ocupações e formações para mais de 63 mil pessoas.

No estado do Rio de Janeiro, percorreu as cidades Volta Redonda, Vassouras e Itaguaí. Araucária no Paraná e Mogi das Cruzes e São Paulo no estado de São Paulo. Em Minas Gerais percorreu as cidades Moema, Japaraíba, Pimenta, Arcos, Lagoa da Prata, Belo Vale e Congonhas.