Neste sábado (9), é comemorado o Dia do Hoteleiro, com o objetivo de prestar homenagem aos trabalhadores do setor de hotelaria e serviços. A data foi instituída em 1936, durante o I Congresso Nacional de Hotelaria, no Rio de Janeiro, concomitante à fundação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). O Dia do Hoteleiro é destinado a todos os profissionais da área, como camareiras, recepcionistas, concierges, gerentes etc.
A Fundação CSN administra dois hotéis em Volta Redonda (RJ): o Hotel-escola Bela Vista e o Vila Business Hotel. O Dia do Hoteleiro celebra todos os profissionais que se dedicam ao trabalho de proporcionar uma ótima experiência aos hóspedes que por ali passam. Ambos os hotéis têm todo recurso financeiro gerado revertido para a execução das ações sociais da Fundação CSN, como o programa Capacitar Hotelaria e Serviços, que é realizado nessas duas unidades.
O Capacitar Hotelaria e Serviços proporciona oportunidades de qualificação para jovens que estão em busca do primeiro emprego ou desejam ingressar no setor de hotelaria e serviços, oferecendo práticas de aprendizado e uma oportunidade de inclusão social.
Débora Xocaira, Debby – carinhosamente chamada poro todos – atua como Gestora de Vendas de ambas as unidades desde 2017. A história de Debby com a hoteleira começou no início dos anos 1990, “por acaso e, desde então, nunca mais saí dessa área. Trabalhei em grandes redes hoteleiras, sempre com vendas, como gerência regional e nacional de vendas e marketing”, explica.
Além de trabalhar com a parte de vendas nos hotéis, Debby também é responsável por ministrar o módulo voltado para o mercado de hotelaria e técnicas de vendas, no Capacitar, “protejo esse que é muito enriquecedor e que adoro contribuir!”, revela. Na aula organizada por Debby, os alunos do programa têm contato com temas como: desafios do turismo no brasil; o papel da hotelaria no mercado de trabalho; uma grande equipe para cuidar dos hóspedes; elementos que compõe a venda; e como vender um hotel para um futuro hóspede. “Adoro treinar pessoas, passar minhas experiências e vivências. É uma forma de mostrar para os que estão o potencial da hotelaria”, diz.
Nesses mais de 30 anos de atuação no setor, Debby relata que ainda sente que o trabalho foi bem-sucedido quando consegue um novo cliente. Ela diz, ainda, que ver o resultado financeiro positivo dos hotéis no fim do ano, junto com metas alcançadas, é muito satisfatório. “Tenho muito orgulho de ter 61 anos e estar ativa e contribuindo para o mercado de trabalho!”, complementa.
Quem também trabalha nos hotéis administrados pela Fundação CSN é Carla Carvalho, Coordenadora de Grupos e Eventos. Ela explica que os eventos realizados nos hotéis são um grande gerador de receitas, por isso é um setor que vem crescendo de forma significativa nos últimos anos. Nesse sentido, a potencialidade de vendas para os hóspedes está incentivando os hotéis a investirem em espaços mais modernos e infraestrutura para acomodar eventos de médio a grande porte.
“Os eventos movimentam bastante os hotéis, tanto para segmento de negócios quanto de lazer. Essa é uma grande oportunidade para o setor hoteleiro incrementar a receita em períodos de baixa temporada, atraindo um público lucrativo e mais fácil de ser fidelizado”, explica Carla. Ela ressalta que, por isso, o calendário de eventos dos hotéis da Fundação CSN é diversificado, a fim de atrair público de todas as idades: “esses eventos fazem elo entre os hotéis, a comunidade e os hóspedes que vêm a trabalho ou lazer”, afirma.
A coordenadora da área explica que organizar eventos é complexo e inclui inúmeras etapas, desde o planejamento, divulgação, vendas até a execução. Outra fase importante é a análise de resultados e indicadores. Tanto no Hotel-escola Bela Vista quanto no Vila Business Hotel, as equipes são treinadas para organizar os eventos, uma vez que se requer atenção aos detalhes, e isso “sem dúvida, faz toda diferença para um trabalho bem-sucedido!”, ressalta Carla.
É possível conferir mais sobre a trajetória de Carla com a Fundação CSN em nosso Relatório de Impacto.
Gerente do Hotel-escola Bela Vista e do Vila Business Hotel, Maria Carolina Wiziack afirma que a administração dos dois hotéis é essencial para a atuação da Fundação: “é dentro dos hotéis que temos a possibilidade de desenvolver um programa do tamanho do Capacitar Hotelaria e Serviços, que oferece a oportunidade de os jovens vivenciarem na prática todas as etapas: cozinha, recepção, bar, eventos. São jovens que saem preparados para atuar em qualquer setor. De forma que os profissionais que estão com a gente, aqui no Hotel-escola Bela Vista e o Vila Business Hotel, são fundamentais para que continuemos transformando vidas e comunidades”, ressalta.
Em 2023, o Capacitar Hotelaria e Serviços preparou 103 jovens para o mercado de trabalho. Desde 2006, mais de 1.700 jovens foram capacitados pelo programa.