Pular para o conteúdo

Polo Street Art

Com a intervenção urbana voltada para o grafite crescido gradativamente na cidade de Volta Redonda, surge a necessidade de formação qualificada de artistas na área para incentivar o crescimento da arte urbana e do empreendedorismo local, bem como para estimular a produção artística e fomentar a linguagem do graffiti.

Em 2023, começamos a executar nosso primeiro projeto-piloto de Desenvolvimento Territorial: o Polo de Street Art, em Volta Redonda (RJ), que nasce da parceria com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com o financiamento da Lei Rouanet.

O Polo de Street Art é composto pelo concurso do Arigó Parade, que contou com mais de 300 votos e escolheu artistas para grafitarem 8 esculturas de arigós em Volta Redonda; pelas aulas de Formação em Graffiti nos chamados Ninhos do Arigó; e pelo Beco do Arigó, local inspirado no Beco do Batman de São Paulo, que foi criado na cidade de Volta Redonda com intervenções feitas por grafiteiros convidados e jovens formados nos Ninhos do Arigó.

A Arigó Parade, inspirada no conceito da Cow Parade e do Elephant Parade, é a ação na qual foram confeccionados 10 Arigós pelo artista voltarredondense Hugo Krüger.

O concurso Arigó Parade escolheu oito artes para graffiti das esculturas que serão colocadas em espaços públicos da cidade de Volta Redonda.  

Dentre as artes enviadas pelos interessados, quinze delas foram escolhidas por uma comissão técnica. Dessas, oito artes finais foram escolhidas por votação aberta on-line. 

Confira o edital completo

Confira os artistas escolhidos que grafitaram os 8 arigós!

Lude Vilarinhos

Guilherme Vinand Kozlowski de Farias

Eduarda de Aquino Soares

Raphael Faria da Silva

Hayala Garcia

Roberto Teixeira Ribeiro Junior

Jader Mattos

Wendel dos Santos Dias

O que é o Arigó Parade

No dicionário consta que Arigós sãopássaros migratórios” que buscam sobrevivência em outros lugares. Foi nesse contexto que a ave passou a ser usada em referência aos trabalhadores que chegaram à Volta Redonda para a construção da CSN, na década de 40, para ajudar a consolidar a cidade. 

Formação em graffiti com duração de 3 meses que aconteceu no Centro Cultural Fundação CSN e na Biblioteca Municipal de Volta Redonda. Os interessados na temática e maiores de 16 anos residentes de Volta Redonda poderão se inscrever na formação. 

Ninho do Arigó

Os interessados na temática e maiores de 16 anos poderão se inscrever na formação.

Inspirado no Beco do Batman na cidade de São Paulo, o Beco do Arigó foi inauguração na cidade de Volta Redonda (RJ) com intervenções feitas por grafiteiros convidados e jovens formados nos Ninhos do Arigó. 

O evento de lançamento, que aconteceu em 2023, contou com uma programação especial:

  • pista de skate
  • roda de conversa com representantes do hip hop da região, como Nelson Triunfo e Roda Cultural de Volta Redonda
  • e a exposição Arigó Parade

Se juntaram à ação Thiago Elniño, com o show Megazord Preto, que incluiu a participação de Rincon Sapiência, Tássia Reis, Natache e Daiana Damião.

Beco do Arigó

O espaço abrigará ações artísticas, fomentando o graffiti na cidade.  

Realização

Skip to content