Somos responsáveis pelas ações sociais do Grupo CSN e estamos presentes nas principais cidades em que a empresa atua. Os pilares que sustentam a nossa atuação são educação, cultura, articulação e curadoria.

Nossa história

Batizada em 1961 como Fundação General Edmundo de Macedo Soares e Silva, tendo sua primeira sede em Congonhas (MG) e atuação voltada para educação e capacitação profissional, foi a partir da mudança para Volta Redonda (RJ), em 1991, que a ampliamos nossa atuação, abrangendo áreas como esporte, saúde e cultura – seja por meio de programas próprios ou de patrocínio a instituições parceiras, consolidando-se como uma importante agente de transformação social nos territórios em que estamos presente.

Em 2021, completamos 60 anos.

Manifesto

Somos a transformação.
Gerar oportunidades é o que fazemos.
O conhecimento transforma.
As oportunidades transformam.
Só quem se transforma pode despertar mudanças ao redor.
Olhamos para o futuro.
E olhar para o futuro é educar, articular,
promover projetos e experiências culturais.
Essa é a nossa essência, a nossa marca.
Somos a Fundação CSN.
Transformamos vidas e comunidades.

Nosso propósito é transformar vidas e comunidades por meio do desenvolvimento social, educacional e cultural.

Educação para transformar vidas, comunidades e construir o futuro

Experiências culturais para transformar vidas e comunidades

Articulação

Harmonia em todos os pontos da cadeia para transformar vidas e comunidades

Curadoria

Curadoria de projetos com foco na transformação de vidas e comunidades
No mesmo ano em que a Companhia Siderúrgica Nacional comemora 80 anos, nós celebramos 6 décadas de atuação, marcada pelo execução de projetos e programas que estão conectados diretamente com a missão e a essência da CSN. Completamos 60 anos redefinindo a nossa marca e forma de se comunicar para deixar mais evidente o nosso propósito, pautado nos eixos de atuação: educação, cultura, articulação e curadoria. Com esse movimento, reconhecemos e valorizamos a nossa jornada de mais de meio século de história e marcamos nossa caminhada acreditando que olhar para o futuro é educar, articular, promover projetos e experiências culturais.

Metodologia

• Visão Territorial: a totalidade do território compreendida a partir do seu espaço, economia, política, cultura e relações comunitárias;
  • Integração: fortalecimento da relação da Fundação e CSN com o poder público e comunidade local;
  • Interdisciplinaridade: articulação de abordagens, conhecimentos e áreas de atuação;
  • Construção coletiva: atuação em rede, práticas participativas e parceria;
  • Inovação: buscar soluções por meio parcerias que gerem transformação social;
  • Sustentabilidade: articulação e equilíbrio entre as dimensões social, ambiental, governança e econômica das soluções propostas.