18 jul 2024

Para finalizar o semestre, alunos participaram do Desafio Inova Hotelaria, apresentando ideias de serviços para os hotéis da Fundação CSN, e do Master Hoteleiro Jr.

Aconteceu, em junho, a 6ª edição do Desafio Inova Hotelaria. O desafio faz parte do Capacitar Hotelaria e Serviços, projeto da Fundação CSN que proporciona oportunidades de qualificação para jovens que buscam o primeiro emprego ou que queiram ingressar no ramo da hotelaria e serviços. Como o projeto acontece nos dois hotéis da Fundação – Hotel-escola Bela Vista e Villa Business Hotel –, o Desafio Inova possui o objetivo de impactar positivamente o resultado dos hotéis.

Nesta 6ª edição, os alunos foram desafiados a inovar o atendimento do restaurante do Hotel-escola Bela Vista. Durante o Desafio Inova, os jovens participantes do Capacitar Hotelaria e Serviços contaram com a mentoria de alunos da Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC). Na atividade, os jovens participaram de uma conversa inspiradora entre participantes e gestores da Fundação CSN, mentorias e puderam tirar dúvidas com as equipes de plantão. Ao final, os times apresentaram as soluções para o atendimento do restaurante do Hotel-escola Bela Vista.

Já o Master Hoteleiro Jr., que aconteceu no dia último 10 de julho, conclui as atividades do curso, com os alunos colocando em prática os conhecimentos em hotelaria e sendo reconhecidos por seu trabalho e talento.

Jan Samuel, de 20 anos, se formou na turma do primeiro semestre de 2024 do programa da Fundação CSN. Ele relata que o curso contribuiu para adquirir aprendizados “que vão me ajudar na minha vida profissional daqui para frente, porque vim à procura de uma oportunidade de trabalho e acredito que estou saindo daqui com muito mais chances de arrumar o meu primeiro emprego”.

Ao longo do curso, ele descobriu o interesse por algumas das áreas, como a de bar e a de garçom. Jan conta, ainda, que aprendeu “coisas que antes eu nem imaginaria que eu iria aprender, como o modo de servir o cliente, a cordialidade no atendimento, a forma correta de manipular os alimentos e a forma correta de se portar na área do trabalho”. Ele afirma que o programa oferece ótima estrutura para os alunos, desde uniformes, alimentação, até a disponibilidade dos professores, que são profissionais “que trabalham na área da hotelaria, que têm anos de experiência nessa área e nos passam ensinamentos muitos assertivos e diretos”.

O jovem afirma que espera que outras pessoas possam ser cativadas a fazer o curso, “que venham sem medo, com vontade de aprender coisas novas, dispostas para o novo, a sair da zona de conforto, porque pode ajudar muitas outras pessoas na vida profissional”. Jan se diz “grato à Fundação CSN e a todas as pessoas que estão participando desse projeto, como os professores, por toda a atenção que deram, por todos os ensinamentos que passaram. Vou levar para a minha vida toda”.

Em 2023, 103 alunos concluíram o curso e, desde 2006, mais de 1.700 jovens foram capacitados pelo programa e hoje atuam no setor de serviços do Sul Fluminense.

Confira mais sobre o Capacitar Hotelaria e Serviços: Capacitar Hotelaria e Serviços – Fundação CSN (fundacaocsn.org.br)