Pular para o conteúdo

Polo Street Art

Com a intervenção urbana voltada para o grafite crescido gradativamente na cidade de Volta Redonda, surge a necessidade de formação qualificada de artistas na área para incentivar o crescimento da arte urbana e do empreendedorismo local, bem como para estimular a produção artística e fomentar a linguagem do graffiti. O Polo de Street Art nasce da parceria com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com o financiamento da Lei Rouanet, através do Centro Cultural Fundação CSN.  

A Arigó Parade, inspirada no conceito da Cow Parade e do Elephant Parade, é a ação na qual foram confeccionados 10 Arigós pelo artista voltarredondense Hugo Krüger.

O concurso Arigó Parade escolheu oito artes para graffiti das esculturas que serão colocadas em espaços públicos da cidade de Volta Redonda.  

Dentre as artes enviadas pelos interessados, quinze delas foram escolhidas por uma comissão técnica; Dessas, oito artes finais foram escolhidas por votação aberta on-line. 

Confira o edital completo

Comissão técnica:

Alessandra Steinbruch – Head da CSN Inova Bridge e Designer
Anderson de Souza – Secretário de Cultura de Volta Redonda e Grafiteiro
Danielle Barros – Secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro
Helder Holiveira – Grafiteiro e Gerente de Articulação da Fundação CSN
UDR – Arte-educador do Garoto Cidadão Heliópolis da Fundação CSN e Grafiteiro

Critérios para a seleção das 8 artes finais que foram para voto popular:

Qualidade estética – 15 pontos
Arte na linguagem do graffiti – 15 pontos
Criatividade e originalidade – 10 pontos
Contexto histórico – 10 pontos

Ordem dos critérios para desempate: Qualidade Estética; Arte na Linguagem do Graffiti; Criatividade e Originalidade; Contexto Histórico

 

Confira os artistas escolhidos que grafitaram os 8 arigós!

Lude Vilarinhos

Guilherme Vinand Kozlowski de Farias

Eduarda de Aquino Soares

Raphael Faria da Silva

Hayala Garcia

Roberto Teixeira Ribeiro Junior

Jader Mattos

Wendel dos Santos Dias

O que é o Arigó Parade

No dicionário consta que Arigós sãopássaros migratórios” que buscam sobrevivência em outros lugares. Foi nesse contexto que a ave passou a ser usada em referência aos trabalhadores que chegaram à Volta Redonda para a construção da CSN, na década de 40, para ajudar a consolidar a cidade. 

Formação em graffiti com duração de 3 meses que acontecerá no Centro Cultural Fundação CSN e na Biblioteca Municipal de Volta Redonda. Os interessados na temática e maiores de 16 anos residentes de Volta Redonda poderão se inscrever na formação. 

Ninho do Arigó

Os interessados na temática e maiores de 16 anos poderão se inscrever na formação.

Inspirado no Beco do Batman na cidade de São Paulo, o Beco do Arigó será criado na cidade de Volta Redonda (RJ) com intervenções feitas por grafiteiros convidados e jovens formados nos Ninhos do Arigó. 

Beco do Arigó

O espaço abrigará ações artísticas, fomentando o graffiti na cidade.  

Realização

Skip to content