Articulação

Por meio da articulação, nos juntamos a outras instituições em especial o poder público para potencializar os impactos positivos em prol do desenvolvimento de políticas públicas. Assim, estabelecemos parcerias para atuação nas prioridades do território.

A Gerência de Articulação foi estabelecida com o intuito de fortalecer a nossa vocação em captar demandas, tanto das comunidades quanto dos demais stakeholders, e incrementar o desenvolvimento de políticas públicas locais. Nessa frente, administramos, em Congonhas (MG), a Casa de Apoio, voltada ao relacionamento da CSN Mineração com a comunidade local.

A Casa de Apoio é voltada para os moradores do Bairro Residencial Gualter Pereira Monteiro. O espaço é aberto ao público como apoio à população do entorno para serviços gerais do dia a dia, como preenchimento de cadastro, elaboração de currículos, espaço com computadores, entre outras questões de necessidade dos moradores.

Casa de Apoio CSN Comunidade

Atendimentos: Segunda a Sexta | Horário: 07:30 às 16:30 | Endereço: Rua Emílio Mariano de Araújo, 218 - Residencial Gualter Monteiro | Contato: (31) 3731- 1736 (Telefone fixo e whatsapp)

Programas de capacitações

Ao longo de 2023, promovemos ainda mais capacitações para conselheiros tutelares, servidores e educadores, com o objetivo de ampliar a articulação com comunidades de territórios.

Foram 5 capacitações sobre a elaboração de Projetos e Captação de Recursos em Araucária (PR) e Barroso (MG); da elaboração de Projetos Ambientais e Captação de Recursos em Belo Horizonte (MG); da Rede de Atendimento de Assistência Social e Conselho de Direitos em Rio Acima (MG); e o 1º Seminário Intersetorial em Congonhas (MG).

No total, 32 cidades foram capacitadas, com 335 participantes.

Teoria da Mudança (TdM)

No ano de 2022, a Teoria da Mudança (TdM) do Grupo CSN nasce a fim de aprimorar a forma com que desenvolvemos projetos socioeconômicos nos territórios em que a CSN está presente, como um novo instrumento de planejamento estratégico de Investimento Social Privado.

Pautada pelo desenvolvimento econômico territorial, a TdM é o documento-síntese dos principais elementos que estruturam essa nossa nova atuação, focada na dinamização da economia local e na geração de renda para as comunidades vulneráveis desses territórios. A TdM foi estruturada em parceria com diversas áreas da CSN (CSN Inova, Sustentabilidade, Relações Institucionais, Gente & Gestão e Patrimônio) e de um parceiro externo, que estabeleceram as mudanças e o impacto que a CSN deseja deixar em todos os locais onde está inserida.

Por meio da construção colaborativa de uma economia local inovadora, que fortaleça a autonomia das comunidades, o desenvolvimento social e a sustentabilidade ambiental local, indivíduos, organizações e sistemas podem ser impactados com projetos embasados nos capitais financeiro, humano, natural, social e institucional. Com a Teoria da Mudança, a nossa atuação ganha um novo horizonte, mantendo o nosso propósito de transformar vidas e comunidades.

Polo de Street Art

Primeiro projeto piloto da Teoria da Mudança em execução, o Polo de Street Art é pensado a partir do crescimento gradual da intervenção urbana voltada para o grafite na cidade de Volta Redonda, quando surge a necessidade de formação qualificada de artistas na área para incentivar o crescimento da arte urbana e do empreendedorismo local, bem como para estimular a produção artística e fomentar a linguagem do graffiti.

O Polo de Street Art nasce da parceria com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com o financiamento da Lei Rouanet.