No ano de 2022, a Teoria da Mudança (TdM) do Grupo CSN nasce a fim de aprimorar a forma com que desenvolvemos projetos socioeconômicos nos territórios em que a CSN está presente, como um novo instrumento de planejamento estratégico de Investimento Social Privado.
Pautada pelo desenvolvimento econômico territorial, a TdM é o documento-síntese dos principais elementos que estruturam essa nossa nova atuação, focada na dinamização da economia local e na geração de renda para as comunidades vulneráveis desses territórios. A TdM foi estruturada em parceria com diversas áreas da CSN (CSN Inova, Sustentabilidade, Relações Institucionais, Gente & Gestão e Patrimônio) e de um parceiro externo, que estabeleceram as mudanças e o impacto que a CSN deseja deixar em todos os locais onde está inserida.
Por meio da construção colaborativa de uma economia local inovadora, que fortaleça a autonomia das comunidades, o desenvolvimento social e a sustentabilidade ambiental local, indivíduos, organizações e sistemas podem ser impactados com projetos embasados nos capitais financeiro, humano, natural, social e institucional. Com a Teoria da Mudança, a nossa atuação ganha um novo horizonte, mantendo o nosso propósito de transformar vidas e comunidades.