Tambores de Aço

Transformação social por meio da expressão cultural

Idealizado em 2013, o Tambores de Aço fazia parte do Garoto Cidadão de Volta Redonda. Em 2016, o grupo iniciou uma fase de amadurecimento, incorporando as aulas teóricas e práticas musicais, além de linguagens como dança, expressão corporal e presença de palco. Em 2020, o grupo se tornou oficialmente Tambores de Aço Fundação CSN, composto por 20 músicos bolsistas oriundos do Garoto Cidadão, entre 13 e 19 anos.

O grupo

Com estilo próprio, um repertório eclético, influenciado pela música brasileira, caribenha e latino-americana, mantém viva a identidade cultural dos ex-educandos do Garoto Cidadão. Desde então, o grupo incorpora como meio de difusão cultural o caminhão-palco da Fundação CSN.

De origem caribenha, os tambores de aço são instrumentos confeccionados a partir de barris de petróleo e moldados com martelo, em um processo artesanal que os concede diferentes timbres. Também conhecidos como Steelpan ou Steeldrum, os tambores de aço produzem sons agudos, graves e harmônicos, formando melodias que remontam uma orquestra tradicional.

Apresentações

Durante sua caminhada, o grupo já se apresentou em espaços consagrados para a música brasileira, como na UNIBES Cultural, no Festival Estéticas da Periferia, no evento Instituto Entrando em Cena Mostra Tudo e também no Auditório do Ibirapuera, um dos principais palcos da cidade de São Paulo. Em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, participou de eventos como o Festival de Inverno VR, no Fórum Latino Americano de Educação Musical, no Expo Aço – RJ, entre outros eventos sociais e culturais.

Confira a abertura da turnê “Nossas Raízes”