Pular para o conteúdo

Garoto Cidadão

Transformação social por meio da expressão cultural

 

Acreditamos que através de experiências culturais podemos educar e transformar a sociedade. O Garoto Cidadão é um projeto sociocultural com o objetivo principal de proporcionar o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Durante o contraturno escolar oferece atividades nas linguagens: Música, Teatro, Dança, Artes Visuais, Expressões da Arte e Cultura e Cidadania.
O Garoto Cidadão empreende diferentes iniciativas culturais e educativas para crianças e adolescentes de 9 a 18 anos, encaminhados pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) das Prefeituras parceiras.
Anualmente, 2.550 crianças e jovens fazem parte do projeto.
Com 9 unidades, o projeto está presente em cinco estados brasileiros: Minas Gerais (Arcos e Congonhas); Rio de Janeiro (Volta Redonda e Itaguaí); Paraná (Araucária); cidade de São Paulo (em Heliópolis) e Mato Grosso do Sul em três cidades (Bonito, Coxim e Porto Murtinho).
Confira o Termo de Colaboração Nº 062020

Entre as atividades desenvolvidas estão canto coral, saraus, dança, prática de instrumentos musicais, dramatização, expressão corporal, produção literária, entre outros.
A partir da nossa metodologia, crianças e adolescentes desenvolvem suas próprias maneiras de interpretar e agir sobre o mundo, se tornando sujeitos da sua transformação.
Nos últimos anos de permanência no Garoto Cidadão, nossos educandos e educandas participam do Projeto de Vida, momento em que traçam suas metas e objetivos para seu futuro.
Para contribuir com a empregabilidade destes jovens e com desenvolvimento profissional de cada um, a CSN junto com a Fundação, lançaram o programa Mentoria Cidadã, com mentorias e treinamentos.
Saiba mais sobre o Mentoria Cidadã
Entendendo a importância da articulação o Garoto Cidadão foi colecionando apoios e parcerias valiosas ao longo dos anos.

 

Conta com o apoio da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura; do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; com o patrocínio de empresas parceiras e trabalha em conjunto com o poder público e Conselhos de Direitos da Infância e Tutelares.

 

Trabalhando lado a lado como parceiros na construção dos processos de aprendizagem, educadores e educandos desenvolvem diferentes atividades culturais que integram a agenda cultural das cidades onde o Garoto Cidadão atua.

 

Ao longo de 20 anos, mais de 10 mil educandos participaram das atividades do Garoto Cidadão e se tornaram ainda mais protagonistas de suas próprias vidas.
Skip to content