Pular para o conteúdo

Garoto Cidadão

Transformação social por meio da expressão cultural

Acreditamos que através de experiências culturais podemos educar e transformar a sociedade. O Garoto Cidadão é um projeto sociocultural com o objetivo principal de proporcionar o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Durante o contraturno escolar oferece atividades nas linguagens: Música, Teatro, Dança, Artes Visuais, Expressões da Arte e Cultura e Cidadania.

O Garoto Cidadão empreende diferentes iniciativas culturais e educativas para crianças e adolescentes de 9 a 18 anos, encaminhados pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) das Prefeituras parceiras.

Atualmente, possuímos capacidade para atendimento de 4.000 crianças e adolescentes.

Entendendo a importância da articulação o Garoto Cidadão foi colecionando apoios e parcerias valiosas ao longo dos anos.

Conta com o apoio da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura; do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; com o patrocínio de empresas parceiras e trabalha em conjunto com o poder público e Conselhos de Direitos da Infância e Tutelares.

Trabalhando lado a lado como parceiros na construção dos processos de aprendizagem, educadores e educandos desenvolvem diferentes atividades culturais que integram a agenda cultural das cidades onde o Garoto Cidadão atua.

Ao longo de 20 anos, mais de 10 mil educandos participaram das atividades do Garoto Cidadão e se tornaram ainda mais protagonistas de suas próprias vidas.

Confira as unidades do Garoto Cidadão

Mato Grosso do Sul

Bonito

R. Pérsio Schamam, 645, Centro – Bonito – MS – CEP 79290-000

Coxim

Rod. BR 163 – KM 799 – Fazenda Lambari – Zona Rural – Coxim – MS

Corredor público s/n, – Vila Mariana – Coxim – MS

Porto Murtinho

Rod. MS 382 – Bonito Porto Murtinho – KM 82 – Margem Direita do Rio Branco Zona Rural – Porto Murtinho – MS – CEP 79280-000 

Paraná

Araucária

R. João Túlio, 175, fundos – Iguatemi – Araucária-PR, 83704-217 

São Paulo

São Paulo

R. Artistas de Heliópolis, 2 – Cidade Nova Heliópolis, São Paulo – SP, 04236-100 

Rio de Janeiro

Volta Redonda

R. Trinta e Cinco, 341 – Bairro sessenta, Volta Redonda – RJ, 27261-140 

Itaguaí

R. Hélio De Abreu, 44 – Engenho, Itaguaí – RJ, 23820-270 

Minas Gerais

Arcos

R. Maria José, 300 – Jardim Bela Vista, Arcos – MG, 35588-000 

Barroso

Rua Silvano Albertoni, S/Nº – Centro, Barroso – MG, 36212-000 

Belo Vale

Rua Santana, 171 – Niteroi, Belo Vale – MG, 35473-000 

Congonhas

R. Dom Pedro I, 220, Centro – Congonhas, MG, 36415-000 

Moeda

Rua José Fernandes da Silva, N°11 – Sol Nascente / Moeda – MG, 35470-000 

Rio Acima

Rua Joaquim Alexandre De Souza, Km 5 – Cocho D´água, Rio Acima – MG, 34300-000 

Paraíba

Alhandra

Rua Manoel Guedes, 282 – Centro – Alhandra/ PB 

Entre as atividades desenvolvidas estão canto coral, saraus, dança, prática de instrumentos musicais, dramatização, expressão corporal, produção literária, entre outros.

A partir da nossa metodologia, crianças e adolescentes desenvolvem suas próprias maneiras de interpretar e agir sobre o mundo, se tornando sujeitos da sua transformação.

Nos últimos anos de permanência no Garoto Cidadão, nossos educandos e educandas participam do Projeto de Vida, momento em que traçam suas metas e objetivos para seu futuro.

Para contribuir com a empregabilidade destes jovens e com desenvolvimento profissional de cada um, a CSN junto com a Fundação, lançaram o programa Mentoria Cidadã, com mentorias e treinamentos.

O projeto está alinhado aos ODS_

Skip to content