Com o programa, selecionamos e capacitamos cerca de 100 jovens por edição. Durante um semestre, os alunos e alunas participam de aulas teóricas e práticas em diversos setores da hotelaria e serviços, como recepção, eventos, cozinha, garçom, manutenção e atendimento ao cliente, totalizando 228 horas de curso gratuito, além de certificação. O Capacitar é realizado no Hotel-Escola Bela Vista e no Vila Business Hotel, hotéis que administramos em Volta Redonda.
Valorizamos as relações com a comunidade, por isso mantemos parceria com as prefeituras de Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Piraí, Pinheiral, Quatis, Resende, Porto Real, Vassouras e Itatiaia. Os jovens são encaminhados pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dessas cidades. Também reservamos vagas para jovens encaminhados pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Centro de Cidadania LGBTQIA+ Médio Paraíba, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e o Programa de Erradicação do trabalho Infantil (PETI).
Para participar, os jovens precisam ter entre 16 a 29 anos, ter concluído o ensino médio completou ou cursando em escola pública e ter cadastro em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) das prefeituras parceiras. A seleção é feita pelo CRAS e inclui uma análise do perfil socioeconômico. Para mais informações, entre em contato com o CRAS que possui cadastro.
Ao final do curso, os jovens participam do Master Hoteleiro Jr, uma atividade de conclusão de curso, para colocarem em prática seus conhecimentos em hotelaria e serem reconhecidos por seu trabalho e talento.
Desafio com o objetivo de impactar positivamente o resultado de um ou dois hotéis que administramos: Hotel-escola Bela Vista ou Vila Business Hotel.
Durante o programa, os jovens participam de uma Conversa Inspiradora entre participantes e gestores da Fundação, mentorias e plantões de dúvidas com as equipe de plantão. Ao final, os times apresentam as soluções.