Pular para o conteúdo

Capacitar Para Crescer

Educação para transformar vidas, comunidades e construir o futuro.

Adolescentes e jovens brasileiros sonham com a primeira oportunidade de emprego. Uma das formas mais eficazes de alcançar esse objetivo é a partir de programas de jovem aprendiz – iniciativa que tem potencial de transformação na vida dos jovens que iniciam sua jornada profissional, uma vez que abrem as portas do mundo do trabalho para esse público e permitem que estudantes adquiram experiências antes mesmo do fim do período de formação.

Jovens em vulnerabilidade social são os que mais se beneficiariam de programas de aprendizagem e, com o intuito de equipará-los e prepará-los para as oportunidades do mercado de trabalho, a partir de abril de 2023, iniciamos o Capacitar para Crescer, projeto social que proporciona o fomento do protagonismo juvenil e preparação para entrada no mundo do trabalho para jovens de 14 a 17 anos que estão em busca do primeiro emprego, com ênfase no programa Jovem Aprendiz.

Como funciona

Realizado no contraturno escolar, o projeto aborda temas relacionados à identificação e autoconhecimento, como personalidade, trabalho em equipe, vida em sociedade relação com o mundo, mercado de trabalho e carreira. 

Durante o curso, realizamos aulas que incluem rodas de conversa e dinâmicas para que esses jovens desenvolvam habilidades comportamentais valorizadas pelas empresas contratantes, tais como: comunicação, postura profissional, comprometimento e disciplina, escrita e interpretação, raciocínio ágil e inteligência emocional – habilidades e conhecimentos importantes não só na esfera profissional, mas na vida com um todo.  

O curso possui uma carga horária de 240 horas com duração de 5 meses, conforme a realidade de cada território em que está presente. 

Confira mais informações sobre o Capacitar para Crescer.

CRAS parceiros em Volta Redonda:

CRAS  AÇUDE

Centro de Referência da Assistência Social Marcelino de Moraes

Endereço: Av. Francisco Antônio Francisco, S/Nº, Açude 1

Telefone(s): (24) 3339-2268

CRAS SANTA CRUZ

Centro de Referência da Assistência Social Irmã Terezinha de Barros

Endereço: Av. Ex Combatente, s/n°, Santa Cruz

Telefone(s): (24) 3341-1246

Curso gratuito em 5 meses para jovens de 14 a 17 anos 

Parcerias 

Valorizamos as relações com a comunidade, por isso mantemos parceria com as prefeituras de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro; e Congonhas, no estado de Minas Gerais. Dessa forma, atuamos juntos à Rede Integral de Proteção da Criança e do Adolescente, especialmente aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de cada um desses municípios.   

Para participar do Capacitar para Crescer, os jovens precisam ter entre 14 e 17 anos, estar matriculado em alguma instituição de ensino e ter cadastro em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) das prefeituras parceiras. A seleção é feita pelo próprio CRAS, que faz uma análise do perfil socioeconômico dos jovens e os encaminha para o projeto. 

 

Notícias

Skip to content