Atuamos como vetor de desenvolvimento social, econômico e cultural nos territórios em que o Grupo CSN está presente e o elo entre a Companhia e as comunidades no seu entorno. Na educação, desenvolvemos programas que buscam oportunizar aos jovens formação de qualidade. E na cultura, transformar a sociedade por meio da expressão cultural.

Nossa atuação conecta os investimentos sociais do Grupo CSN às diretrizes do Pacto Global e aos princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Olhamos para o futuro e olhar para o futuro é educar, articular, promover projetos e experiências culturais.

Atuação no eixo de Cultura_

Centro Cultural Fundação CSN: espaço de difusão cultural voltado para a formação e fortalecimento da arte, educação e cultura em Volta Redonda (RJ);

Garoto Cidadão: projeto sociocultural que visa proporcionar o desenvolvimento cidadão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, presente em 14 cidade de 6 estados;

• Minas Gerais:
      Arcos
      Barroso
      Belo Vale
      Congonhas
      Moeda
      Rio Acima
    • Mato Grosso do Sul:
      Bonito
      Coxim
      Porto Murtinho
    • Paraíba:
      Alhandra
    • Paraná:
      Araucária
    • Rio de Janeiro:
      Itaguaí
      Volta Redonda
      São Paulo

Histórias que Ficam: programa nacional de consultoria, patrocínio e difusão do documentário brasileiro;

Tambores de Aço Fundação CSN: grupo musical composto por bolsistas oriundos do Garoto Cidadão, entre 13 e 19 anos, possui estilo próprio e repertório influenciado pela música brasileira, caribenha e latino americana.

Atuação no eixo de Educação_

Bolsa de Teatro: programa que visa oportunizar a jovens que já participaram do Garoto Cidadão acesso à graduação em Teatro em uma parceria com a escola Célia Helena Centro de Artes e Educação em São Paulo;

Capacitar Hotelaria e Serviços: qualificação profissional para jovens que buscam o primeiro emprego ou desejam ingressar no setor de hotelaria e serviços. O programa acontece nos dois hotéis que administramos;

Capacitar para Crescer: fomento do protagonismo juvenil e preparação para entrada no mundo do trabalho para jovens estão em busca do primeiro emprego, com ênfase no programa Jovem Aprendiz. O programa acontece em parceria com as prefeituras de Congonhas (MG) e Volta Redonda (RJ);

Conexão Aprendizagem: oportunidade de trabalho para jovens em empresas que nos contratam para as modalidades:

• Integração de Estágio
    • Programa Jovem Aprendiz

Ganhar o Mundo: programa de bolsas de estudos para jovens mulheres que desejam cursar graduação no exterior;

Mentoria Cidadã: programa desenvolvido em conjunto com a CSN para apoiar a entrada de jovens egressos do Garoto Cidadão no mercado de trabalho, com foco no processo de Jovem Aprendiz da CSN, a partir do apoio de mentores voluntários, que são colaboradores de uma empresa do Grupo CSN;

Programa de Bolsas de Estudo: acesso à educação de qualidade pela oferta de bolsas de estudo nas duas escolas em que administramos:

• Centro de Educação Tecnológica (CET) em Congonhas (MG);
    • Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC) e Volta Redonda (RJ);

Programa de Educação Ambiental: preservação e responsabilidade ambiental para transformar a comunidade com comportamentos responsáveis em relação ao meio ambiente. O programa acontece nas cidades mineiras de Arcos, Belo Vale, Congonhas, Ouro Preto, Pains e Rio Acima e também no estado do Rio de Janeiro, em Volta Redonda.

Atuação no eixo de Articulação_

Entendemos a importância da articulação com a comunidade, o poder público, empresários locais, instituições e a CSN para uma relação próspera e harmoniosa.

Desenvolvimento Territorial:

• Polo de Street Art: espaço de fomento à intervenção urbana voltada para o grafite, localizado em Volta Redonda (RJ);

Casa de Apoio à comunidade em Congonhas (MG)

Atuação no eixo Curadoria_

Apoio à CSN na seleção de projetos com foco na transformação social para patrocínio. Alguns desses projetos e instituições são:

• 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes
  • Hospital do Amor
  • Craque Cidadão
  • Bienal de São Paulo
  • Nadando com Thiago Pereira
  • Hospital Angelina Caron
  • Museu do Ipiranga
  • Palácio das Artes 50 Anos da Fundação Clóvis Salgado

Territórios que estamos presente_

Transparência

A geração de recursos das nossas iniciativas ocorre das seguintes formas:

• Recursos gerados por nossas unidades de negócios, constituídas pela gestão de ativos da CSN e incluem os resultados financeiros dos hotéis e das escolas que administramos, das bolsas de estudo patrocinadas pelo Grupo CSN e da remuneração dos programas de aprendizagem e educação ambiental que gerenciamos: Jovem Aprendiz, Estágio e Programa de Educação Ambiental
  • Recursos incentivados e aportes diretos do Grupo CSN por meio de Leis de Incentivo direcionados aos nossos projetos, como o Garoto Cidadão.
  • No eixo de curadoria, fazemos a seleção de projetos de entidades terceiras para receberem aporte do Grupo CSN por meio de diversas leis de incentivo.

Essa diversidade de fontes e a geração de recursos próprios são alavancas para ampliarmos o impacto de nossos projetos e garantirmos a continuidade de uma visão de desenvolvimento dos territórios no longo prazo.

Metodologia

• Visão Territorial: a totalidade do território compreendida a partir do seu espaço, economia, política, cultura e relações comunitárias;
  • Integração: fortalecimento da relação da Fundação e CSN com o poder público e comunidade local;
  • Interdisciplinaridade: articulação de abordagens, conhecimentos e áreas de atuação;
  • Construção coletiva: atuação em rede, práticas participativas e parceria;
  • Inovação: buscar soluções por meio parcerias que gerem transformação social;
  • Sustentabilidade: articulação e equilíbrio entre as dimensões social, ambiental, governança e econômica das soluções propostas.

Nossas ações estão alinhadas com as metas do desenvolvimento sustentável (ODS), entre elas a Erradicação da Pobreza; Redução das Desigualdades; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Trabalho Decente e Crescimento Econômico e Parcerias e meios de Implementação.