Atuamos como vetor de desenvolvimento social, econômico e cultural nos territórios em que o Grupo CSN está presente e o elo entre a Companhia e as comunidades no seu entorno. Na educação, desenvolvemos programas que buscam oportunizar aos jovens formação de qualidade. E na cultura, transformar a sociedade por meio da expressão cultural.

Nossa atuação conecta os investimentos sociais do Grupo CSN às diretrizes do Pacto Global e aos princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Olhamos para o futuro e olhar para o futuro é educar, articular, promover projetos e experiências culturais.

Transparência

A geração de recursos das nossas iniciativas ocorre das seguintes formas:

• Recursos gerados por nossas unidades de negócios, constituídas pela gestão de ativos da CSN e incluem os resultados financeiros dos hotéis e das escolas que administramos, das bolsas de estudo patrocinadas pelo Grupo CSN e da remuneração dos programas de aprendizagem e educação ambiental que gerenciamos: Jovem Aprendiz, Estágio e Programa de Educação Ambiental
  • Recursos incentivados e aportes diretos do Grupo CSN por meio de Leis de Incentivo direcionados aos nossos projetos, como o Garoto Cidadão.
  • No eixo de curadoria, fazemos a seleção de projetos de entidades terceiras para receberem aporte do Grupo CSN por meio de diversas leis de incentivo.

Essa diversidade de fontes e a geração de recursos próprios são alavancas para ampliarmos o impacto de nossos projetos e garantirmos a continuidade de uma visão de desenvolvimento dos territórios no longo prazo.

Metodologia

• Visão Territorial: a totalidade do território compreendida a partir do seu espaço, economia, política, cultura e relações comunitárias;
  • Integração: fortalecimento da relação da Fundação e CSN com o poder público e comunidade local;
  • Interdisciplinaridade: articulação de abordagens, conhecimentos e áreas de atuação;
  • Construção coletiva: atuação em rede, práticas participativas e parceria;
  • Inovação: buscar soluções por meio parcerias que gerem transformação social;
  • Sustentabilidade: articulação e equilíbrio entre as dimensões social, ambiental, governança e econômica das soluções propostas.

Nossas ações estão alinhadas com as metas do desenvolvimento sustentável (ODS), entre elas a Erradicação da Pobreza; Redução das Desigualdades; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Trabalho Decente e Crescimento Econômico e Parcerias e meios de Implementação.