Pular para o conteúdo

Programa de Educação Ambiental

Transformar a comunidade com comportamentos responsáveis em relação ao meio ambiente

 

Entendemos a Educação Ambiental como um conjunto de práticas cotidianas de cuidado, preservação e responsabilidade social com o futuro das próximas gerações.

Além de ser importante instrumento de relacionamento com a comunidade, o Programa de Educação Ambiental (PEA) tem papel relevante na transformação da sociedade e sua relação com o meio ambiente.

Desde 2013, executamos o PEA para a CSN Mineração, Nacional Minérios e CSN Cimentos nas cidades mineiras de Arcos, Belo Vale, Congonhas, Ouro Preto, Pains e Rio Acima. 

Em 2022, a CSN lançou o Programa de Educação Ambiental (PEA) em Volta Redonda no estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura local, por meio das secretarias de Educação e Meio Ambiente. Confira a exposição virtual que faz parte do lançamento.

Concurso:
Comer bem com o que se tem, p
raticando o desperdício zero

O concurso de Educação Ambiental “Comer bem com o que se tem: praticando o desperdício zero” é uma ação promovida pelo Programa de Educação Ambiental – PEA da CSN Mineração, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Congonhas (MG), realizado pela Fundação CSN, destinado exclusivamente aos alunos e alunas dos 6ºs anos de nove escolas municipais de Congonhas.

Nosso objetivo

O objetivo do programa é assegurar, no âmbito da educação não formal, a integração equilibrada das várias dimensões da sustentabilidade (ambiental, social, ética, cultural, econômica, espacial e política), ao desenvolvimento, resultando em melhor qualidade de vida para todos, por intermédio do envolvimento e participação social na proteção e conservação ambiental e da manutenção dessas condições ao longo prazo.

Metodologia Aplicada

Envolve-se ações e práticas educativas voltadas à sensibilização, conscientização, mobilização e formação coletiva, à organização e participação na proteção, recuperação e defesa do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida.

Iniciativa com o objetivo de valorizar a autonomia cidadã e promover Educação de Qualidade (ODS 4).
Skip to content