Pular para o conteúdo

Histórias que Ficam

O Histórias que Ficam é um programa de consultoria, fomento e difusão do documentário brasileiro.

Muito além de disponibilizar verbas de patrocínio para produção audiovisual, somos verdadeiros parceiros dos realizadores contemplados pelo programa, oferecendo consultorias, workshops e networking com diversos agentes do mercado audiovisual no Brasil e no mundo. Acreditamos que essa rede potencializa a qualidade da produção criativa, contribui para a formação dos profissionais e colabora com a distribuição dos filmes para o público.

Desde 2011, 8 documentários foram produzidos integralmente com o financiamento do programa, 1 documentário recebeu financiamento exclusivo para sua campanha de distribuição, 26 profissionais do audiovisual receberam consultorias personalizadas e participaram de imersões criativas com cineastas renomados. Foram realizados 5 eventos abertos ao público, entre eles workshops, debates e masterclasses e 151 exibições dos filmes para um público de mais de 10 mil espectadores.

Além do circuito de exibição, os documentários contemplados participaram de festivais nacionais e internacionais como: É Tudo Verdade, Berlinale, Doc Leipzig, IDFA,  Mostra de Cinema de Tiradentes, Festival de Cinema de Brasília e o Doc Lisboa, entre outros.

Através do programa Histórias que Ficam, participaram das rodadas de negócios do DOCSP e posteriormente, alguns foram exibidos no Canal Curta!, Canal Brasil e em diferentes plataformas de streaming.

3ª edição do Histórias que Ficam

Agora em um novo formato. Selamos uma parceria estratégia com o DOCSP  para lançar o edital Documentários Transformam que busca o fortalecimento da distribuição de documentários para potencializar a distribuição de impacto no Brasil.
O edital irá selecionar cinco projetos para participarem de três processos formativos entre dezembro de 2021 e maio de 2022: um laboratório de distribuição de impacto, consultorias para o desenvolvimento de campanhas e um laboratório de pitching e todos participarão do Good Pitch Brasil que será realizado em maio de 2022.
Os selecionados também concorrerão aos prêmios Histórias que Ficam. Em 2021 será entregue o prêmio Work in Progress no valor de até R$ 100 mil e em 2022, durante a realização do Good Pitch Brasil, acontecerá a entrega dos prêmios para Campanha de Impacto, no valor total de até R$ 108 mil.

1ª edição

Lançada em 2011, a primeira edição  contemplou quatro documentários com consultorias e laboratórios com cineastas renomados ao longo de todo o processo de  realização do filme. Depois de finalizados, os filmes participaram da Mostra Itinerante Histórias que Ficam.
Saiba mais

2ª edição

A segunda edição foi marcada pela inclusão de eventos abertos ao público em todas as etapas. Os quatro selecionados pelo edital foram contemplados por consultorias e laboratórios de roteiro e produção, montagem e o de distribuição – novidade da 2ª edição.
Saiba mais
Assista os vídeos das edições passadas
Skip to content