Pular para o conteúdo

Tambores de Aço

Transformação social por meio da expressão cultural

 

Idealizado em 2013, o Tambores de Aço fazia parte do Garoto Cidadão de Volta Redonda. Em 2016, o grupo iniciou uma fase de amadurecimento, incorporando as aulas teóricas e práticas musicais, além de linguagens como dança, expressão corporal e presença de palco. 

Em 2020, o grupo se tornou oficialmente Tambores de Aço Fundação CSN, composto por 20 músicos bolsistas decorrentes do projeto Garoto Cidadão, entre 13 e 22 anos. 

O grupo

Um grupo diverso, composto por vinte músicos bolsistas, cada um com estilo próprio e um repertório eclético, marcado por influências da música brasileira, caribenha e latino-americana, mantendo viva a sua identidade cultural. 

Desde 2023, a Fundação CSN mantém uma parceria com a Universidade de Barra Mansa (UBM), por meio da qual os integrantes do grupo Tambores de Aço recebem bolsas integrais para cursarem a graduação/licenciatura em Música, o que possibilita a esses músicos a devida formação acadêmica e a ampliação de sua base conceitual. 

De origem caribenha, os tambores de aço são instrumentos produzidos artesanalmente a partir de barris de petróleo, moldados com martelos para adquirir diferentes timbres. Conhecidos internacionalmente como steelpan ou steeldrum, esses instrumentos são capazes de emitir sons agudos, graves e harmônicos, compondo melodias que evocam a estrutura sonora de uma orquestra tradicional. 

Atualmente, o grupo realiza apresentações itinerantes em diversos territórios nacionais, apresentando repertórios distintos, tais como Beatles, que presta homenagem à icônica banda britânica; Nossas Raízes, que destaca o samba de raiz em sua musicalidade; Luminô, que revisita a trajetória do grupo em seus repertórios; e Eu Soul — Tudo Re-Existe, que evidencia a aNcestralidade, a potência e a força da música preta. 

Apresentações

Ao longo de sua trajetória, o grupo consolidou-se como uma referência artística, apresentando-se em importantes espaços dedicados à música brasileira, tais como a UNIBES Cultural, o Auditório Ibirapuera um dos palcos mais emblemáticos da cidade de São Paulo e o Salão Nacional de Turismo.  

Destacam-se, ainda, participações em eventos de relevância como as aberturas da Bienal de São Paulo, o Festival Estéticas das Periferias, o Festival de Bonito, o Festival Vale do Café e o Festival de Inverno. Além disso, o grupo integrou programações do Instituto Entrando em Cena: Mostra Tudo, do Fórum Latino-Americano de Educação Musical, do Fórum Diverso Brasil, bem como do Expo Rio, no Rio de Janeiro, entre outros eventos culturais de grande expressão. 

 

Confira a abertura da turnê “Nossas Raízes”

 

 

 

Notícias

Fique atualizado sobre tudo o que acontece na Fundação CSN.

    Pular para o conteúdo