Pular para o conteúdo

Captando o Passado

A exposição Captando o passado_ a água e a CSN conta a história da água durante a construção da Usina Presidente Vargas (UPV) e a importância do seu papel para a formação da cidade de Volta Redonda.
A implantação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em uma proporção inédita no país, provocou imensas mudanças no distrito de Volta Redonda, que se transformou na primeira cidade industrial brasileira, dotada de ativo comércio, ruas modernas e intenso crescimento econômico. A intenção do governo brasileiro era que a empresa e a cidade servissem de modelo para a sociedade urbana e industrial que surgia no Brasil.
Desde sua instalação, na década de 1940, a CSN dedicou especial atenção aos recursos hídricos, sendo fundamentais para sua instalação na cidade de Volta Redonda. Paralelamente à construção da Usina, iniciada em 1942, ocorreu a construção da ETA (Estação de Tratamento de Água) e da CAC (Captação de Águas Cruas), iniciada em junho de 1943. O objetivo desse departamento era captar a água do Rio Paraíba do Sul, tratá-la e distribuí-la para toda a UPV, bem como abastecer a cidade de Volta Redonda. O fornecimento de água para a cidade permaneceu até a década de 1980, quando o município conquistou autonomia a partir do início das operações da ETA-Belmonte. Assim, ao mesmo tempo em que se construiu uma usina, se construiu também uma cidade, a nova Volta Redonda, uma ‘company town’, a cidade companhia, com uma usina em seu coração.
Paulo Célio Soares – Doutor em História, UFRRJ

1940

Macedo Soares com Guilherme Guinle e Ari Torres foram aos Estados Unidos, em busca de investimentos, adquirindo um empréstimo de vinte milhões de dólares com o Eximbank, na década de 1940.

 

 

 

 

 

_

1941

Criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em Volta Redonda, 9 de abril de 1941.

 

 

 

 

 

_

1943

Paralelamente à construção da Usina, ocorreu a construção da CAC – Captação de Águas Cruas, iniciada em junho de 1943.

 

 

_

1946

O Presidente da República Eurico Gaspar Dutra inaugurou oficialmente a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), na cidade de Volta Redonda.

 

 

_

1954

Visita do Presidente Getúlio Vargas, Raulino de Oliveira e Amaral Peixoto na inauguração do Alto Forno II,
20 de fevereiro de 1954.

 

 

 

_

1970

Construção da barragem no rio Paraíba do Sul, concluída na década de 1970.

 

 

_

2017

CSN participa do Encontro Mundial da World Steel Association com referência em gestão de águas na siderurgia, 21 de março de 2017.

 

 

 

_

2022

Lançamento do Programa de Educação Ambiental (PEA) na semana de comemoração do Dia Mundial da Água. O PEA amplia a percepção sobre as questões ambientais para fomentar a transformação da sociedade.

 

 

 

_

Fique atualizado sobre tudo o que acontece na Fundação CSN.

    Pular para o conteúdo