11 out 2024

Começaram, na última segunda-feira (7/10), as atividades do programa Capacitar Mulheres, resultado de uma parceria entre CSN, ETPC e a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) e da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS).

Neste ano, 77 mulheres serão capacitadas para cargos operacionais. O Capacitar Mulheres oferece formações para as seguintes áreas: operadora siderúrgica; solda; manutenção elétrica; manutenção mecânica; ferroviária; e operadora de ponte rolante.

Ana Paula Gonçalves, Gerente de Gente e Gestão da CSN de Volta Redonda, explica que a iniciativa tem como principal objetivo capacitar mulheres para a indústria. Para ela, o grande sucesso do programa é devido à parceria com a ETPC: “A escola atua na captação de currículos, no processo de seleção e no desenvolvimento”.

Exemplo da eficiência do programa é Cíntia Abrantes que, em meados de 2022, por meio do marido, que é funcionário da CSN, conheceu o Capacitar Mulheres. Quando ficou sabendo do programa, Cíntia ainda não havia terminado o Ensino Médio. Então, ela decidiu se matricular em uma escola para terminar os estudos: “Assim, quando tivesse uma nova oportunidade do Capacitar, eu poderia participar”.

Foi em agosto de 2023 que Cíntia se deparou com o anúncio de um novo processo seletivo do programa. Já com o Ensino Médio completo, ela poderia se inscrever. Ela relembra que, “no dia 21 de setembro, chegou um e-mail com meu certificado de ensino disponível. No dia seguinte, recebi o e-mail do RH da CSN dizendo que eu tinha sido selecionada para o processo seletivo do programa”. Cíntia foi passando em todas as fases, até chegar à aprovação.

Ao começar o curso, já na ETPC, ela diz ter se sentido “muito bem acolhida e motivada pelos professores, que incentivaram a gente a continuar estudando, fosse em cursos técnicos ou em uma faculdade”. Durante o Capacitar Mulheres, as turmas foram divididas em Mecânica, Operação Ferroviária e de Elétrica – essa última, a que Cíntia escolheu para ser aluna. Ela conta que participou das mais diversas aulas, mas as que a conquistaram foram Introdução à Eletricidade, Metrologia Elétrica e Comandos Elétricos.

“Foi muito importante a motivação que tive na ETPC. Agora não me vejo sem estudar, comecei um curso e já estou pensando no próximo”, ressalta Cíntia. Aos 46 anos, ela faz parte do Capacitar Manutenção Elétrica na CSN. Para André Leonardi, Gerente Geral da Fundação CSN, “essa é mais uma ação em que CSN e Fundação CSN trabalham em parceria com a prefeitura de Volta Redonda, criando oportunidades e realizando sonhos”.

A Gerente de Gente e Gestão da CSN afirma que, para mulheres como Cíntia, que desejam ter uma carreira na indústria, “o programa cria a possibilidade de elas ingressarem no ramo já com conhecimentos básicos”. Nas aulas ministradas durante o curso, as alunas têm contato com as áreas de mecânica, hidráulica, elétrica e metalurgia; com isso, “elas já entram com uma profissão, como operadoras”. Desde o início do programa, 849 mulheres já foram capacitadas, sendo 226 delas em 2023.

“Essas capacitações realizadas pela UPV, e que acontecem na ETPC, contribuem diretamente para que a CSN alcance sua meta de aumentar em 28% a representatividade feminina dentro da Companhia até o ano de 2025. Ficamos muito contentes com a forma como a sociedade tem respondido ao nosso chamado para os cursos, atendendo o desejo das mulheres em serem capacitadas para poderem trabalhar na Companhia. O que a gente observa é que o desejo dessas mulheres de serem capacitadas está alinhado com o desejo da CSN de tornar cada vez mais diversos seu escopo de funcionários”, afirma o Gerente Geral da Fundação CSN.