“Se eu estou onde eu estou hoje e se eu faço o que eu faço, é porque teve muito das ações da Fundação CSN na minha vida: quando a Fundação me deu a oportunidade de fazer o Capacitar Hotelaria e Serviços, quando viu em mim um potencial para eu me desenvolver como profissional, quando confiou a mim várias funções.” – Gleydson Barroso, ex-aluno do Capacitar Hotelaria e Serviços, atualmente trabalha na Nissan
Em 2007, um amigo de Gleydson Barroso mencionou que a Fundação CSN estava abrindo um curso com bolsa voltado para hotelaria, que aconteceria dentro do Hotel-escola Bela Vista, em Volta Redonda (RJ). “Achei interessante e fiz a inscrição”, Gleydson conta. Para ele, era uma oportunidade de entrar para o mercado de trabalho, “conhecer áreas novas e desenvolver habilidades com que eu poderia me identificar. Para mim, como conhecimento de vida, seria muito importante”, explica.
O jovem, então com 19 anos, fez a prova do processo seletivo para o Capacitar Hotelaria e Serviços, passou em 12º lugar e entrou para a primeira turma do programa. Como aluno do programa, ele passou por todas as áreas do ramo da hotelaria e decidiu focar na área de recepção e eventos. Já mais próximo do final do curso, Gleydson descobriu que a Fundação CSN estava com vaga aberta para assistente administrativo. Mais uma vez, ele participou do processo seletivo e foi aprovado. A partir dali, “fiquei como funcionário na Fundação por cinco anos e nove meses”, ele relembra. Durante esses anos, Gleydson trabalhou em diversas áreas: prestação de contas, setor de compras e gestão dos projetos. Além da parte administrativa do Hotel-escola Bela Vista, ele passou a atuar com os outros projetos da instituição.
Foi durante esse período, e por incentivo dos amigos de trabalho e apoio financeiro da Fundação, que ele entrou para a faculdade de Administração, que cursou de 2008 a 2012. Concomitantemente, dedicou-se a aperfeiçoar o inglês – habilidade que o aproximava do sonho de vida de trabalhar com comércio exterior. Pouco tempo depois, apareceu a chance de trabalhar na empresa Nissan, em Resende (RJ). “As oportunidades que a Fundação me deu me ajudaram muito a ter experiências em áreas diferenciadas”, ele explica, “e me deram a base para eu conseguir entrar na Nissan”. E, como grande fascinado por carros, a oportunidade de trabalhar na montadora lhe brilhou os olhos. Em 2013, ele entrou na empresa para dar suporte na nacionalização de peças que vinham do México. Seis meses depois, foi efetivado como funcionário.
Anos depois, iniciou mais uma pós-graduação, desta vez em Comércio Exterior, focado em gestão de negócios globais. Atualmente, aos 36 anos, ele é responsável por vendas globais, seja importações ou exportações. Passados quase 20 anos do Capacitar Hotelaria e Serviços e agora trabalhando como Analista de Desenvolvimento de Novos Negócios, Gleydson precisa saber lidar com novos clientes e fazer a gestão de clientes atuais para que o negócio tenha continuidade e crescimento sustentável. Saber ouvir, entender para atender e atingir expectativas e superá-las. Para isso, ele utiliza os ensinamentos sobre recepção que aprendeu durante o Capacitar: “Me ajudam muito até hoje”, afirma. “Eu sei que a Fundação CSN busca mudar vidas, como mudou a minha. Mudou quando me deu oportunidade, quando me desenvolveu. E segue transformando a vida das pessoas que estão à minha volta”, Gleydson ressalta.
Com quase duas décadas de programa, já passaram pelo Capacitar Hotelaria e Serviços mais de 30 turmas. E na próxima quarta-feira (11/12), acontece a formatura de 39 alunos da 34ª turma. Desde o início do programa, o Capacitar Hotelaria e Serviços soma mais de 1.706 jovens graduados.
Essa e outras histórias você pode conferir em nosso Relatório de Impacto.