26 dez 2024

No mês de outubro, aconteceu a cerimônia de premiação do Concurso de Educação Ambiental “Repensar, Cada Resíduo no Seu Lugar”, promovido pela CSN Mineração em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Congonhas, como parte do Programa de Educação Ambiental (PEA), realizado pela Fundação CSN.  

A cerimônia contou com a presença de alunos, professores, representantes da Companhia como Ronan Mendes, gerente de Infraestrutura de Mina, e autoridades locais como a secretária de educação de Congonhas, Elisângela Pereira da Fonseca Lopes e a Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Congonhas, Andrea Cristina Souza e Silva. 

Para Lucia Toledo, Supervisora dos Projetos de Educação da Fundação CSN, o destaque do concurso “Repensar, Cada Resíduo no Seu Lugar” está na proposta de incentivar crianças a se desenvolverem no aspecto do trabalho de educação ambiental: “as crianças têm uma preocupação em cuidar do resíduo, em mudar o comportamento e repassar esses ensinamentos. Nosso trabalho é para que essas crianças cresçam e se tornem protagonistas da própria história e tenham autonomia”.  

O concurso, voltado para alunos do 8° ano de nove escolas municipais, teve como objetivo estimular a reflexão sobre a gestão adequada dos resíduos sólidos e o impacto positivo da coleta seletiva para o meio ambiente. Os estudantes foram instigados a refletirem sobre a importância do descarte correto de resíduos no cotidiano e a traduzirem essa reflexão em ilustrações acompanhadas de mensagens de conscientização. 

Na premiação, os três melhores trabalhos foram premiados com uma bicicleta, enquanto o vencedor de cada escola ganhou um fone de ouvido. Como reconhecimento pelo apoio e incentivo à educação ambiental, os professores orientadores que acompanharam os estudantes, foram contemplados com um passeio no Museu de Arte Contemporânea em lnhotim.