26 dez 2024

Neste final de ano, mais uma turma do Capacitar Hotelaria e Serviços concluiu o programa. Para fechar o semestre, os alunos da 34ª edição do Capacitar Hotelaria e Serviços participaram do Desafio Inova Hotelaria e do Master Hoteleiro Jr. A formatura de conclusão dos 39 alunos aconteceu na última quarta-feira (11/12), e incluiu o recebimento do certificado. 

A 7ª edição do Desafio Inova Hotelaria aconteceu em novembro, onde os jovens foram desafiados a desenvolver uma ideia ou solução prática para otimizar algum processo ou ampliar a receitas dos hotéis da Fundação CSN. O objetivo do Desafio Inova é impactar positivamente o resultado dos hotéis administrados pela Fundação CSN – Hotel-escola Bela Vista e Villa Business Hotel. 

Os alunos da 34ª turma também participaram da 10ª edição do Master Hoteleiro Jr., no dia 4 de dezembro, onde puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.   

O destaque do programa nesse semestre ficou para a parceria com a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), com a qual foram capacitados um total de 12 jovens, entre 19 e 23 anos, que trabalham nos hotéis de trânsito para oficiais do exército. Desses, 10 já moravam em Volta Redonda, facilitando a logística de deslocamento até o Hotel-escola Bela Vista, onde são ministradas as aulas do curso.  

O Coronel Grineberg, da AMAN, relata que a Academia Militar teve o primeiro contato com o Capacitar Hotelaria por meio das redes sociais: “o Capacitar Hotelaria veio suprir uma necessidade nossa, porque nós não estávamos encontrando, aqui na cidade de Rezende, um curso de capacitação. E, para nós, a parceria foi extremamente produtiva. Valeu muito a experiência dessa integração entre sociedade civil e sociedade militar. Esses jovens que estão aqui prestando serviço militar, muitas vezes, também estão em situação de vulnerabilidade social e encontram no serviço militar uma oportunidade”, afirma o Coronel.  

Para os jovens que passaram pelo curso, as perspectivas de futuro são esperançosas. O Coronel Grineberg explica que, “enquanto eles estão aqui no serviço militar, há uma garantia de trabalho temporário. Quando eles retornarem à vida civil, vão procurar um emprego e, tendo essa capacitação, eles têm a expectativa de continuar no ramo da hotelaria. E todos eles ficaram extremamente satisfeitos com o que o curso apresentou, as novidades em conhecimento que o curso apresentou para eles”. 

Com quase duas décadas de atuação, o Capacitar Hotelaria e Serviços soma mais de 1.706 jovens graduados. 

A Fundação CSN parabeniza a todos os grupos pelo esforço e comprometimento!