28 ago 2025

A Fábrica de Barroso da CSN Cimentos, em Minas Gerais, completou 70 anos de fundação em agosto, com um evento de celebração marcado pelo encontro entre indústria, cultura e comunidade, onde os jovens do Garoto Cidadão, em conjunto com os colaboradores da fábrica, trouxeram novas camadas de sentido a essa história.

Fundada em 1955, a Fábrica de Barroso se tornou referência nacional na produção de cimento e um pilar econômico para Minas Gerais. Mais do que isso, consolidou-se como parte do cotidiano da cidade, gerando empregos, movimentando a economia local e participando ativamente de sua vida comunitária. Desde 2021, a unidade integra a CSN Cimentos, mantendo vivo esse legado de trabalho e desenvolvimento.

Em 2023, com a chegada da Fundação CSN a cidade, um novo capítulo começou a ser escrito. A instituição inaugurou a unidade do Garoto Cidadão no município, projeto que conta com mais 13 unidades em seis estados do Brasil. Em Barroso, o Garoto Cidadão é um espaço cultural, artístico e de cidadania para 200 crianças e adolescentes da região. Desde então, a conexão entre a fábrica e o projeto se fortaleceu, unindo técnica e sensibilidade, indústria e cultura, experiência e imaginação.

Uma parceria significativa desse encontro aconteceu em 2024, com oficinas de artes visuais ministradas por Aguinaldo Moreira, técnico da Fábrica Barroso, ao lado de Richard Neves, educador do Garoto Cidadão. Nos encontros, os jovens aprenderam a lidar com o cimento de forma criativa, transformando a matéria-prima da fábrica em expressão artística. “Os encontros uniram os educandos e os colaboradores da fábrica, que compartilharam conhecimentos técnicos com leveza e fascínio, produzindo um monumento que agora é um marco para a comunidade”, conta Richard Neves.

Foi desse aprendizado que nasceu a ideia de produzir mais de 200 corações de cimento, cada um representando um educando atendido pelo projeto em Barroso. Símbolos de resistência e afetividade, os corações traduzem, em forma e material, a união entre a força da indústria e a delicadeza da comunidade. Eles agora compõem o Marco dos 70 Anos, monumento construído coletivamente para celebrar a história da fábrica e projetar novos futuros.

Uma celebração da comunidade

O evento de aniversário foi também um momento de encontro. A Orquestra do Garoto Cidadão de Barroso abriu a celebração com um repertório que passou por Tim Maia e Milton Nascimento, emocionando autoridades, colaboradores e público presentes.

“Minha vida se confunde com a história da Fábrica Barroso. Cresci acompanhando sua trajetória e hoje, como prefeito, me sinto profundamente emocionado em celebrar seus 70 anos. Essa fábrica não é apenas um marco para a economia, mas também para a identidade e a memória da nossa cidade”, relata Anderson Geraldo de Paula, Prefeito de Barroso.

A presença da comunidade, de representantes da CSN e do poder público reforçou o caráter coletivo da festa. “Celebramos 70 anos de história, mas é fundamental usar esse momento tão importante para agradecer à cidade de Barroso, que abriga a fábrica e segue sendo uma comunidade essencial na nossa trajetória. Essa celebração mostra que a CSN produz mais que cimento, produz sentimentos”, destaca Fábio Ribeiro, gerente da CSN Cimentos em Barroso.

Para André Leonardi, Gerente Geral da Fundação CSN, a data também simboliza compromisso: “A Fábrica de Barroso completa 70 anos produzindo cimento, mas também reafirmando seu compromisso com a comunidade. A presença da Fundação CSN aqui, por meio do projeto Garoto Cidadão, é a prova de que o Grupo CSN está atento às necessidades da comunidade e com a transformação social do território”.

O futuro construído coletivamente

Com mais de 20 anos de atuação, o Garoto Cidadão impacta anualmente quatro mil jovens em 14 cidades e seis estados. Em Barroso, o projeto encontrou terreno fértil: uma comunidade que sempre caminhou ao lado da fábrica e que agora vê seus filhos e filhas ocupando o centro das celebrações, protagonistas de uma nova narrativa.

A Fábrica de Barroso celebra hoje a construção de afetos e memórias. Porque o futuro se ergue não só em paredes, mas também em vínculos e é nessa junção de solidez e sensibilidade que a história dos próximos 70 anos já começou a ser escrita.

O Garoto Cidadão se consolidou como um programa de impacto social que estimula a cidadania, a criatividade, o protagonismo juvenil e a consciência crítica entre crianças e adolescentes. Ao reduzir a exposição desses jovens a riscos sociais, a iniciativa contribui diretamente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.