O grupo Tambores de Aço, grupo musical da Fundação CSN, abriu o Fórum Brasil Diverso 2025, realizado em São Paulo nos dias 10 e 11 de novembro. O evento é um dos principais encontros nacionais sobre diversidade, sustentabilidade e inclusão nas empresas.
A presença do grupo no evento simbolizou o poder da arte como linguagem de transformação social, reforçando o compromisso da Fundação CSN com o desenvolvimento humano, a valorização das diferenças e a promoção da equidade racial e de gênero.
Para Letícia Costa, coordenadora do Tambores de Aço, a participação no Fórum teve um significado especial: “o grupo é formado por meninos e meninas pretos, o que traz, por si só, uma forte mensagem sobre representatividade. A gente dialoga com os pilares da diversidade e da sustentabilidade de forma viva, o Fórum nos proporciona esse espaço de reflexão e nós o levamos ao público por meio da arte, de um jeito leve, poético e humano. Estar aqui é mostrar que é possível transformar e inspirar a partir da cultura”.
O grupo, que une ritmo, identidade e expressão coletiva, tem se apresentado em diversos eventos culturais e corporativos, levando o som dos tambores e a força de suas histórias para além das fronteiras do estado do Rio de Janeiro. Segundo Letícia, 2025 marca um momento de amadurecimento e expansão: “chegamos a lugares que antes pareciam distantes. Hoje, os jovens do grupo estão na universidade, sonhando alto e entendendo que a arte também é um caminho de futuro. Nosso trabalho tem início, meio e fim, cada apresentação é uma celebração dessa jornada”, afirma.
Para Lais Bernardo, integrante do Tambores de Aço, é importante se apresentar em um evento como o Fórum Brasil Diverso pela segunda vez. “Tocar com o grupo em um evento que nos representa e valoriza temas como diversidade e sustentabilidade é muito importante para todos nós”, comenta. “Fazer parte do Tambores de Aço é uma honra, pois o grupo é uma verdadeira família, e cada apresentação é uma troca de energia e aprendizado. Poder levar nossa arte e nossa mensagem para diferentes públicos, mostrando a força da música coletiva e da diversidade cultural é o que nos move”, complementa.
“A presença do Tambores de Aço neste espaço reforça o que acreditamos desde a criação do Fórum: diversidade e cultura caminham juntas. É pela arte que muitas vezes conseguimos promover o diálogo, sensibilizar e abrir caminhos para uma sociedade mais justa e plural. O trabalho da Fundação CSN mostra como as empresas podem ser agentes reais de transformação social”, afirma Maurício Pestana, Presidente do Fórum Brasil Diverso.
Realizado há 11 anos pela Revista Raça, o Fórum Brasil Diverso é uma iniciativa que atua como catalisadora de tendências voltadas para a equidade, diversidade e inclusão no mundo corporativo e na sociedade como um todo. Pioneiro nas discussões sobre inclusão racial no setor corporativo no Brasil, o Fórum se caracteriza por trazer temas relevantes, reunir e articular os principais atores da área para direcionar políticas em prol da equidade racial no país.
A participação do Tambores de Aço no Fórum Brasil Diverso 2025 demonstra a trajetória do grupo como símbolo de representatividade e inclusão, unindo os valores da Fundação CSN ao propósito do evento para construir um Brasil mais diverso, sustentável e humano.