28 set 2025

Com patrocínio da CSN, Orquestra apresentou grandes clássicos no dia 27 de setembro em Congonhas (MG) 

A Camerata do Garoto Cidadão de Congonhas abriu a apresentação da turnê estadual da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais no dia 27 de setembro, em Congonhas (MG). Na mesma ocasião, o projeto lançou a 4ª edição do Gibitur, publicação que nesta edição homenageia o Teatro Municipal Dom Silvério, localizado no complexo da Romaria, um dos principais polos culturais da cidade. 

Com patrocínio da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais é composta por 90 músicos de diversas regiões do Brasil e do mundo. O repertório transita por grandes clássicos do universo sinfônico, música brasileira, tangos de Astor Piazzolla, trechos do musical West Side Story e composições contemporâneas. 

Otto Levy, diretor de investimentos da CSN Mineração, destaca o orgulho da companhia em apoiar a Filarmônica de Minas Gerais e em promover o acesso à cultura em territórios onde atua. “Trazer a Filarmônica para Congonhas é mais do que realizar um concerto: é reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento humano e cultural da região. A música tem o poder de transformar, emocionar e conectar pessoas — e ver nossos educandos do Garoto Cidadão abrindo esse espetáculo é a prova viva de que investir em cultura é investir no futuro. Estamos profundamente felizes em proporcionar esse momento à comunidade, celebrando o que Minas Gerais tem de mais belo: sua arte, sua história e seu povo.” 

Para André Leonardi, Gerente Geral da Fundação CSN, a atuação do Grupo CSN está diretamente ligada à transformação. “No Grupo CSN, transformamos minério em aço. No campo da cultura, essa transformação acontece ao potencializar talentos, ampliar repertórios e valorizar a história e o patrimônio de cidades como Congonhas”, afirma. 

Segundo Leonardi, a participação do Garoto Cidadão na turnê da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais materializa esse impacto. “Além da apresentação musical, lançamos o Gibitur, uma publicação criada pelos jovens em homenagem à cidade. É uma forma de vivenciar o patrimônio, a memória e a cultura sob o olhar dos participantes do projeto”, completa. 

Criado há mais de 20 anos, o Garoto Cidadão promove o desenvolvimento humano por meio da cultura e da arte, com atividades nas áreas de música, teatro, dança, artes visuais, expressões da arte e cultura e cidadania. O programa já atendeu mais de 12 mil jovens em 14 municípios brasileiros, distribuídos em seis estados, estimulando a criatividade, a autoestima, o protagonismo juvenil e a consciência crítica.