15 out 2024

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor. A data foi instituída em 1963, com o intuito de homenagear os profissionais que se dedicam ao ensino e formação de cidadãos. Carla Bitencourt Rodrigues é professora de Língua Portuguesa da ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras), escola da Fundação CSN em Volta Redonda/RJ, e descreve a importância da leitura para a educação de alunos e alunas. Confira

Preocupados com a formação dos nossos alunos, nós, da Fundação CSN, estamos comprometidos com o desenvolvimento de um ambiente escolar que valorize essa atividade. A leitura é uma prática que vai muito além do simples ato de ler palavras. No contexto educacional, a leitura é fundamental para a formação integral dos alunos, promovendo habilidades acadêmicas, sociais e emocionais. Investir em práticas diversificadas e acessíveis é um passo importante para o futuro de cada estudante. Assim, a escola se torna não apenas um lugar de aprendizado, mas também um espaço de crescimento pessoal e de preparação para os desafios da vida.

A leitura é uma prática indispensável no ambiente escolar, não apenas como meio de aquisição de conhecimento, mas também como um componente crucial na formação integral dos alunos. Sua importância se reflete em várias áreas, desde o desenvolvimento de habilidades linguísticas até a promoção de competências sociais e emocionais.

O exercício de ler não se limita ao conteúdo das aulas de Língua Portuguesa: ela é uma habilidade transversal que enriquece todas as disciplinas. Por exemplo, ao ler textos históricos, os alunos não apenas assimilam fatos, mas também aprendem a interpretar fontes e a compreender diferentes perspectivas. Em Ciências, a leitura de artigos e livros técnicos estimula a curiosidade e o questionamento, essenciais para o método científico. Essa abordagem interdisciplinar ajuda a formar estudantes mais completos e preparados para a complexidade do mundo.

O contato com obras literárias também promove a criatividade. Quando os alunos se deparam com narrativas diversas, suas imaginações são estimuladas, permitindo-lhes criar suas próprias histórias e ideias. Projetos de escrita criativa, inspirados em livros lidos, podem ser uma maneira divertida de desenvolver a habilidade de expressão e a confiança na produção textual.

Além do aspecto acadêmico, a leitura contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Através de temas abordados em livros, como questões sociais, culturais e ambientais, os alunos têm a oportunidade de discutir e refletir sobre realidades diferentes da sua. Isso os ajuda a desenvolver uma postura crítica em relação à sociedade, promovendo a empatia e o respeito pela diversidade. Debates em sala de aula sobre essas leituras podem fomentar a troca de ideias e o respeito por opiniões divergentes.

A atividade de leitura também desempenha um papel significativo no desenvolvimento emocional dos alunos. Livros que tratam de temas como amizade, solidão e superação permitem que os estudantes se identifiquem com os personagens e suas histórias, promovendo a reflexão sobre suas próprias experiências. Além disso, a leitura em grupo, seja em clubes de leitura ou discussões em sala, cria um espaço seguro para que os alunos compartilhem suas emoções e aprendam a se expressar, fortalecendo laços sociais.

A Fundação CSN busca transformar a vida de jovens oportunizando formação de qualidade, democratizando o acesso à educação de qualidade por meio dos programas de bolsas de estudos nas duas escolas que administra: Escola Técnica Pandiá Calógeras – ETPC, em Volta Redonda (RJ); e Centro de Educação Tecnológica – CET, em Congonhas (MG).

Na Fundação CSN, contamos com professores e educadores em diversas frentes de iniciativas, nos eixos de educação e cultura, como é o caso do Capacitar Hotelaria e Serviços e do Capacitar para Crescer, Resgatando Saberes e Bailes da Vida; também no Centro Cultural, localizado em Volta Redonda, e nos projetos Garoto Cidadão e Tambores de Aço.