Dia Internacional das Mulheres

Mariane Nascimento entrou no Garoto Cidadão de Volta Redonda (RJ) com 9 anos e hoje, aos 21, está prestes a ingressar na Licenciatura em Artes Cênicas na Escola Célia Helena de Teatro em São Paulo e estagiar na PRADA Embalagens, a partir de uma parceria entre Fundação CSN, CSN e Escola Célia Helena.

Descobriu-se atriz ainda pequena no Garoto, onde aprendeu sobre expressões corporais, interpretação de personagens e a paixão por atuar. Ao concluir o processo dentro do projeto, aos 18 anos, começou a trabalhar no Centro Cultural Fundação CSN, lugar onde descobriu o mundo por trás da atuação: o universo da produção cultural. Ao longo dos anos trabalhando no espaço, foi se profissionalizando na área cultural. Agora no início de 2024, junto com mais dois jovens que vieram do Garoto Cidadão de diferentes cidades, foi selecionada para ingressar no nosso programa de bolsas de estudos em teatro. Mari sonha com um futuro em que irá ganhar as telas e se formar como atriz profissional.

A Fundação CSN, alinhada ao ODS 5 da ONU de igualdade de gênero, acredita que estimular a capacitação profissional de meninas e mulheres promove, além de inclusão nas esferas econômicas, a construção de um mundo pacífico, próspero e sustentável.

De acordo com dados do relatório Education at Glance 2019 pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a empregabilidade de mulheres brasileiras de 25 a 34 anos com ensino superior é de 82%, caindo para 63% entre mulheres com ensino técnico e para 45% entre mulheres sem capacitação. Para homens na mesma faixa etária sem nenhum tipo de capacitação, a taxa de empregabilidade é de 76%. O índice de emprego para homens tem pouca divergência entre os níveis de escolaridade, já para mulheres, ensino superior possui uma importância considerável.

Atuamos para que meninas e mulheres, assim como a Mariane, busquem a profissionalização e a conquista de seus sonhos, para que então, a sociedade evolua na ocupação feminina em diferentes espaços.