30 set 2025

Com projeto social com foco em cultura e educação, Fundação CSN chega ao Piauí 

A Fundação CSN, em parceria com a Transnordestina Logística S/A (TLSA), empresa do Grupo CSN; e Prefeitura de Paulistana, inaugura no dia 8 de outubro uma nova unidade do projeto Garoto Cidadão no estado do Piauí, marcando a expansão da iniciativa para Paulistana. A abertura integra a programação da Semana da Criança na cidade.  

Esta será a primeira sede em uma cidade piauiense, reforçando o compromisso da instituição em ampliar a atuação para novos territórios e transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 

Criado há mais de 20 anos, o Garoto Cidadão promove o desenvolvimento humano por meio da cultura e da arte, com atividades em áreas como música, teatro, dança, artes visuais, expressões da arte e cultura e cidadania. O programa já atendeu mais de 12 mil jovens em 14 municípios brasileiros, em seis estados, estimulando a criatividade, a autoestima, o protagonismo juvenil e a consciência crítica.  

Com a chegada a Paulistana, a expectativa é de que o Garoto Cidadão ultrapasse a marca de mais de 4 mil crianças e adolescentes atendidos, com atividades regulares, em um espaço pensado para estimular talentos, fortalecer vínculos comunitários e ampliar perspectivas de futuro. Para Monica Fogazza, presidente da Fundação CSN, a inauguração representa um marco: “a chegada do Garoto Cidadão em Paulistana é um marco na responsabilidade social do Grupo CSN. Levar o projeto ao Piauí significa ampliar fronteiras e construir pontes para novas possibilidades de futuro, por meio de parcerias entre empresa, poder público e a comunidade, unindo tradição e inovação, que respeitam a identidade local e projetam novos horizontes para a juventude”. 

“O estado do Piauí é parte extremamente importante do projeto Transnordestina e da estratégia de negócios da empresa. A chegada da Fundação CSN, por meio do início das atividades do Garoto Cidadão no município de Paulistana, demonstra que, muito mais do que gerar negócios, a Transnordestina e a CSN querem impactar vidas, ampliar laços com a comunidade e desempenhar um papel social para o desenvolvimento regional. Esperamos contribuir para um futuro melhor e com mais oportunidades para as crianças e jovens do território e, assim, deixar um legado além dos trilhos”, celebra Tufi Daher Filho, Presidente da Transnordestina Logística. 

A realização da nova unidade só foi possível graças à parceria entre a Fundação CSN, a Transnordestina Logística S/A e a prefeitura de Paulistana, que se mobilizou para que o projeto se tornasse realidade na comunidade. “O projeto Garoto Cidadão traz para a população de Paulistana uma nova perspectiva de futuro, viabilizando para as crianças e adolescentes de famílias carentes da região a oportunidade de participar de aulas de música, cidadania e teatro, possibilitando esse acesso à cultura. É uma honra sermos a primeira cidade do Piauí a receber esse projeto. Estamos muito otimistas com essa parceria da Prefeitura de Paulistana com a Fundação CSN e a Transnordestina”, conta Osvaldo Mamédio da Costa, Prefeito de Paulistana.  

A ferrovia Transnordestina é a maior obra linear em execução no Brasil. O projeto realiza integração nacional, além de incentivar a produção local e promover novos negócios. A obra é feita com recursos da CSN, Infra, Finor, BNDES, BNB e Sudene. A ferrovia transportará grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis e minério.  

A Fundação CSN é o braço social do Grupo CSN e atua em âmbito nacional, com projetos nas principais cidades onde a empresa mantém unidades de negócios. Com o propósito de transformar vidas e comunidades por meio do desenvolvimento social, educacional e cultural, a instituição tem como pilares a educação, a promoção de experiências culturais e o fortalecimento comunitário. 

Entre suas iniciativas estão projetos de desenvolvimento pessoal e profissional, além de ações voltadas para a cultura como ferramenta de transformação social. Com essa atuação integrada, a Fundação CSN vem se consolidando como referência na construção de oportunidades para milhares de pessoas em todo o Brasil. 

Com a nova sede em Paulistana, a Fundação CSN reforça seu papel como ponte entre empresas, poder público e sociedade civil, contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados, conscientes e capazes de transformar seus territórios. 

SERVIÇO 

Inauguração Garoto Cidadão de Paulistana/PI 

Horário: 18h 

Local: Rua Padre Joaquim Damasceno, 61 – 2º andar – Corretenza  

 

SOBRE O GAROTO CIDADÃO 

Com mais de 20 anos de atuação, o Garoto Cidadão impacta anualmente quatro mil crianças e adolescentes em 14 cidades e seis estados. O projeto estimula a cidadania, a criatividade, o protagonismo juvenil e a consciência crítica entre crianças e adolescentes. Ao reduzir a exposição desses jovens a riscos sociais, a iniciativa contribui diretamente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.