No dia 30 de junho, Volta Redonda sediou a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa — um espaço de escuta, troca e construção coletiva, que reuniu representantes da sociedade civil, gestores públicos e especialistas para debater políticas voltadas à garantia de uma velhice digna e saudável. E a Fundação CSN marcou presença.
A programação começou com uma abertura, que contou com a presença de autoridades municipais e estaduais. Em seguida, o público assistiu a duas palestras: uma com Lícia Matesco, Superintendente Estadual da Pessoa Idosa, e outra com Christine Abdalla, especialista em envelhecimento, moradia coletiva e cuidados. Após as falas, foi aberto um momento de diálogo com o público para refletir sobre os desafios e caminhos para um envelhecimento mais justo e humano.
Durante a tarde, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para debater temas relacionados aos direitos e cuidados com a população idosa. Ao fim do encontro, foram eleitos os delegados e suplentes que representarão Volta Redonda na etapa estadual da conferência. Quatro integrantes do projeto Resgatando Saberes — iniciativa da Fundação CSN voltada à valorização de saberes sobre agricultura e alimentação saudável entre pessoas idosas — foram escolhidos por voto popular. Foram eleitos Valéria Ernania Teixeira de Lima (representante da sociedade civil) e Artur Gomes de Lima (representante dos usuários de políticas públicas), além das suplentes Leonor Cristina Vieira Motta e Elmira de Fátima Aguiar Braga. Agora, eles seguem como representantes da cidade na próxima fase da conferência.
Para Edna Azevedo, coordenadora do Resgatando Saberes, “a conferência foi uma oportunidade fundamental de participação cidadã. Os integrantes do projeto puderam expressar suas vivências, anseios e propostas, contribuindo ativamente para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à pessoa idosa.”
A programação cultural do evento também contou com um momento desenvolvido pelos participantes do projeto Os Bailes da Vida, também da Fundação CSN, em que foram convidados pela presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Flávia da Silva Santos, para comporem a agenda do evento com uma apresentação de dança.
Para Rafael Mendes, Coordenador do projeto Os Bailes da Vida, “A participação dos projetos da Fundação CSN é um grande marco na parceria com a prefeitura e com o CMDDPI – Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Volta Redonda”. Rafael também ressaltou o destaque que o projeto recebeu durante a conferência por ser um dos únicos projetos da cidade a trabalhar a intergeracionalidade ao participarem da apresentação as pessoas idosas atendidas e os estagiários que acompanham o projeto.
As atividades do Os Bailes da Vida acontecem duas vezes por semana, onde, além de dois professores, os alunos contam com o auxílio de estagiários estudantes de educação física e psicologia. O projeto tem o compromisso de fortalecer, ainda mais, Volta Redonda como uma cidade amiga da pessoa idosa, a partir da realização de bailes, festivais e workshops.
Já o Resgatando Saberes, acontece três vezes por semana durante os períodos matutino e vespertino, na estufa do projeto, onde são realizadas atividades que envolvem cultivo suspenso de hortaliças e legumes; capacitação sobre o cultivo de hortaliças e hábitos saudáveis na perspectiva da sustentabilidade; rodas de conversas sobre a saúde individual e coletiva; degustação dos alimentos semeados e colhidos; troca de saberes culturais entre as gerações; partilha de receitas nutritivas e dicas a partir dos meios tecnológicos.
A participação da Fundação CSN na 6ª Conferência reafirma o compromisso com a valorização da pessoa idosa e com a construção de uma sociedade mais inclusiva, respeitosa e colaborativa.