Em parceria com a CSN Cimentos e a prefeitura de Pedro Leopoldo, a Fundação CSN promoveu em abril, uma capacitação sobre Elaboração de Projetos e Captação de Recursos para atualização de atores locais. Foram 42 participantes de 22 municípios de Pedro Leopoldo e Matozinho que estiveram presentes.
Com o objetivo de fortalecer as organizações, multiplicando o potencial de transformação dentro dos territórios, a capacitação foi voltada ao poder público e representantes de instituições locais. Foram abordadas estratégias de captação de recursos, atualização sobre o MROSC e o aprimoramento das práticas de gestão e execução de projetos sociais.
Rafael Xavier, Analista de Sustentabilidade Sênior, na CSN Cimentos reforça que “a capacitação é uma ação essencial para potencializar o território e colaborar com o desenvolvimento sustentável do município”, Rafael também ressalta a iniciativa para que as organizações sociais possam desenvolver projetos estruturados que atendam as demandas reais da comunidade.
A Fundação CSN entende a articulação com essas organizações como uma importante ferramenta para fortalecer as iniciativas e estabelecer uma relação com as instituições, comunidade e empresas das regiões que está presente, sempre trabalhando em conjunto com poder público. Nesse sentido, as capacitações são um passo importante para que as organizações locais possam ampliar a atuação na agenda pública, conferindo legitimidade, autonomia e protagonismo como agentes de execução de políticas públicas e transformações sociais duradouras em seus territórios.
A coordenadora de Avaliação e Monitoramento da Fundação CSN, Fabiana Dapia, ressalta que “a qualificação técnica é essencial para a elaboração de projetos que cumpram seu potencial transformador”. Ela também destaca que a capacitação fortalece a atuação das organizações, promovendo maior eficiência, sustentabilidade e impacto em suas iniciativas.
A iniciativa reforça o compromisso com a articulação entre comunidade, poder público, empresários e instituições.