18 jul 2025

Durante o mês de junho, o Garoto Cidadão de Congonhas (MG) marcou presença no 17º Festival Nacional de Teatro de São João Nepomuceno – NEPOPO, um dos mais importantes festivais de artes cênicas de Minas Gerais. O projeto marcou presença com dois espetáculos: “O Pequeno Príncipe” e “Vi! Ou não vi?!”.  

Durante o festival, a cidade de São João Nepomuceno se transforma em palco, recebendo artistas de vários cantos do Brasil, com espetáculos que passeiam por diferentes linguagens, estéticas e temas. São apresentações que contam com Teatro de Rua, Infantil, Drama, Alternativo e Comédia. Esta edição homenageou as cozinheiras Silvania Faria e Neuza Medina. 

Ambas as apresentações realizadas pelo Garoto Cidadão receberam indicações aos prêmios do evento. O espetáculo “O Pequeno Príncipe” foi indicado nas categorias de Melhor Figurino e Atriz Coadjuvante. Já a peça “Vi! Ou não vi?!” recebeu indicações nas categorias de Melhor Cenário, Melhor Maquiagem, Atriz Coadjuvante e Atriz Mirim e saiu vencedora com a Melhor Maquiagem, com a Melhor Atriz Coadjuvante, interpretada por Júlia Gabrielle Santos Nascimento, e com a Melhor Atriz Mirim, interpretada por Flora Gama de Freitas Junqueira.  

Para Renata Baia, Coordenadora do Garoto Cidadão de Congonhas, essa participação no festival foi uma experiência “muito significativa para nossos educandos. Estar em um evento nacional, com tantos grupos e expressões artísticas diferentes foi incrível”, relata. De acordo com a coordenadora, a conquista dos prêmios tornou tudo ainda mais especial: “cada um fez sua maquiagem com muito cuidado e criatividade, seguindo as orientações do professor. Foi lindo de ver! Eles ficaram muito felizes e tocados com o reconhecimento”. Ela afirma que momentos assim fortalecem a autoestima, valorizam a autoria e mostram o quanto a arte transforma. 

A Fundação CSN acredita na transformação de vidas e comunidades através de experiências e vivências culturais. O projeto sociocultural, Garoto Cidadão, proporciona o desenvolvimento humano de 4000 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, presente em 14 cidades de 6 estados. Conheça mais sobre o Garoto Cidadão e a sua atuação.