Selecionados participaram da residência de montagem com profissionais do audiovisual, última etapa desta 4ª edição
Durante o mês de novembro, o programa Histórias que Ficam realizou mais uma etapa desta a 4ª edição: a residência de montagem. Durante a imersão, as quatro propostas de documentários contempladas pelo programa – Aqui Não Entra Luz; Boy; Corpo e Alma; Encontrando Norma – apresentaram o 1º corte dos materiais e receberam consultorias de três profissionais do audiovisual: Daniela Capelato, Isabela Araújo e Cao Guimarães.
Daniela Capelato, que é consultora permanente do programa, define essa etapa de residência, que inclui as consultorias, como “um prêmio dentro do prêmio, uma vez que têm o potencial de mudar o rumo de um documentário e melhorar a história que está sendo contada”, resultando em excelentes produtos culturais, seja pelo aspecto estético seja pela importância cinematográfica.
Já o Gerente Geral da Fundação CSN, André Leonardi, destaca que, na Fundação CSN, “acreditamos no potencial transformação social do cinema e que os projetos selecionados têm um potencial imenso de contribuir com a educação e de provocar a reflexão no público que os assistirão. E investir em documentários como esses, que trazem temas de impacto e de relevância para a sociedade, é o que nos motiva a continuar buscando e incentivando obras de grande qualidade artística e cultural”.
Esta 4ª edição do Histórias que Ficam conta com parceria do LatAm Content Meeting (LCM), evento internacional voltado para profissionais da indústria audiovisual que buscam fazer parcerias com outros profissionais da América Latina e do mundo. Em resposta as novas necessidades da indústria audiovisual, que está em rápida evolução, o LatAm Content Meeting surge como o mais novo ponto de encontro da indústria audiovisual de não-ficção, uma vez que visa fomentar conexões valiosas entre profissionais da América Latina e importantes executivos do cenário global, criando pontes que impulsionam negócios e parcerias além das fronteiras.
A iniciativa conversa diretamente com o Histórias que Ficam, uma vez que ambos têm o objetivo de investir em produções audiovisuais de não-ficção, com uma curadoria que busca trazer temas relevantes para a sociedade. De maneira complementar, o LatAm Content Meeting foca na internacionalização do conteúdo e na exibição desses filmes em plataformas e canais, enquanto o Histórias que Ficam visa fomentar e impulsionar o potencial criativo das produções.
Com um olhar atento às tendências emergentes, o LatAm Content Meeting facilita o diálogo entre criadores e compradores, além de inspirar inovação contínua. É um espaço onde novas ideias ganham vida, refletindo a diversidade cultural e a riqueza narrativa da região.
A programação do evento contará com sessões de pitching, seminários, painéis, rodadas de negócio e oportunidades de networking com players dos maiores canais e plataformas do Brasil e do mundo, tais como: Globoplay; BBC; Channel 4; Amazon; Arte; TV Cultura; Canal Curta!; NHK; PBS; Warner Bros Discovery; ORF Austria; Deutsche Welle; Box Group Brazil; France TV; LG.
Além dos canais e plataformas de streaming, haverá a participação de fundos, agentes de vendas, distribuidores, associações e outros financiadores.
Sessões de Pitching
Para fortalecer o elo internacional do evento e abrir o caminho para possíveis coproduções internacionais, o LatAm Content Meeting tem o Sunny Side of the Doc, o mercado internacional de documentários com sede na França, como organizador das primeiras sessões de pitching. Para cada uma das três sessões temáticas de pitching, serão selecionados seis projetos, sendo 2/3 projetos escolhidos, obrigatoriamente, de produtoras da América Latina. As categorias são:
- Atualidades & Investigações
- Natureza & Meio Ambiente
- Entretenimento Factual
Inscrições
Ao ser inscrito na plataforma do evento, o projeto é avaliado por especialistas de várias nacionalidades ao redor do mundo. Os seis finalistas participarão de sessões de mentoria personalizadas em preparação para o evento de pitching, que acontecerá durante o LCM. A apresentação será realizada diante de um painel de tomadores de decisão dos principais canais e plataformas, em um auditório aberto ao público. Essa dinâmica garante grande visibilidade a todos os projetos apresentados.
A inscrição de um projeto para o pitching envolve custos de produção e avaliação, tanto para a organização quanto para os parceiros avaliadores, justificando assim a taxa de inscrição. Para os produtores que inscrevem seus projetos, esse investimento pode resultar em um grande retorno.
Oportunidades para produtores Histórias que Ficam
É por meio dessa parceria entre o LCM e o Histórias que Ficam, os projetos que já passaram pelo programa da Fundação CSN terão a taxa de inscrição num valor promocional, com o objetivo de seguir impulsionando o potencial criativo dessas produções.
Aberto para receber todos os tipos de séries documentais, longas-metragens e formatos não roteirizados, o LatAm Content Meeting está com as inscrições abertas até 5 de dezembro de 2024. O evento acontecerá pela primeira vez no Rio de Janeiro, de 10 a 12 de março de 2025, no rio Othon Palace Hotel.