Conheça a história do ex-educando que se graduou em Música na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e hoje é educador no Garoto Cidadão de Araucária
“O Garoto Cidadão me abriu as portas para o mundo, me mostrou os caminhos e me ensinou a caminhar por eles. Durante a minha adolescência no projeto, aprendi a sonhar com o que eu nem imaginava que existia, aprendi a regar meus sonhos para que fossem cada vez maiores e a me preparar para o caminho até realizá-los”.
Lucas Elismar entrou para o Garoto Cidadão de Araucária (PR) no início da pré-adolescência, aos 12 anos, momento que ele considera “o melhor para se descobrir e se entender”. Como educando do projeto, Lucas participou de oficinas de dança, teatro, canto e de instrumentos: “mas foi com as atividades de música que mais me identifiquei e, dentre os vários instrumentos que tive a oportunidade de aprender, o violino tem um lugar especial no meu coração, porque foi o que toquei em toda a minha trajetória como educando”, revela.
O jovem ressalta a importância do Garoto Cidadão ao ensiná-lo “a me posicionar no mundo, a me relacionar com ele e me ver como alguém com real poder de transformá-lo”. Foi a partir desse conjunto de aprendizados que Lucas se deparou com outras oportunidades: o movimento estudantil, o parlamento jovem e o primeiro emprego como Jovem Aprendiz na CSN. Hoje ele também compõe o Conselho de Política Cultura do município de Araucária.
Com isso, Lucas passou a estar à frente de projetos voluntários, sendo sócio fundador da Associação Juventude Araucariense (AJA), idealizada para buscar e lutar pelos direitos dos jovens. Lucas Elismar explica que “um dos nossos projetos é o Cursinho Popular AJA que, por meio de aulas gratuitas nos fins de semana, já garantiu acesso ao ensino superior para mais de 160 jovens”, sendo que mais da metade conseguiu vaga em universidades federais.
Ainda no Garoto Cidadão, ele descobriu a existência da faculdade de música e foi incentivado por educadores a buscar esse lugar, “que também poderia ser ocupado por mim”. Lucas conta que foi auxiliado em todas as etapas até o vestibular para realizar o sonho de ingressar na graduação. Foi aprovado no curso de Licenciatura em Música na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e, hoje, é educador no Garoto Cidadão de Araucária.
Lucas afirma que sempre se pega “refletindo sobre toda essa caminhada e como cheguei aonde estou hoje. Para mim, tudo se deve ao carinho que recebi de cada pessoa deste lugar, o amor que recebi e ainda recebo, o olhar muito além do que se vê me transformou, me transforma e me ajuda a transformar o mundo um pouquinho de cada vez. Com todas essas oportunidades que tive, entendi o que é aprender todo dia, aprendi a valorizar a importância de fazer em conjunto e, principalmente, nunca deixar de buscar mais”.
Atualmente, Lucas Elismar tem 23 anos, é pai da pequena Aislin Emanuelly e se diz “pronto e seguro para enfrentar os desafios que a vida constantemente nos apresenta. Sei que não estarei preparado para todos, mas acredito em um mundo fraterno e sei que sempre terei alguém para me apoiar, afinal, no Garoto Cidadão nós fazemos isso todo dia”.
O Garoto Cidadão, projeto sociocultural em atividade desde 1999, busca promover a inclusão social e o desenvolvimento educacional, sociocultural e emocional ao proporcionar vivências de cidadania ativa para crianças e jovens nas comunidades. No ano passado, 5 novas unidades do projeto foram abertas e a capacidade de atendimento chegou a 4mil educandos e educandas. Ao longo da trajetória do projeto, mais de 10 mil jovens já participaram do Garoto Cidadão e, assim como Lucas Elismar, desenvolveram autonomia para se tornarem protagonistas das próprias vidas.
Nossa trajetória é desenhada pelas muitas histórias das pessoas que protagonizam as iniciativas que realizamos, como a de Lucas Elismar. Confira outras histórias em nosso Relatório de Impacto 2023.