20 dez 2024

Entre os dias 3 e 13 de dezembro, aconteceram as formaturas do 4º ciclo do Mentoria Cidadã, com participantes das unidades de Volta Redonda e Itaguaí (RJ); de Heliópolis (SP); de Arcos, Barroso e Congonhas (MG); Alhandra (PB); e Araucária (PR).  

As cerimônias contaram com a presença dos mentores e mentoras, gerentes e diretores das plantas da CSN. As formaturas foram realizadas nos auditórios da CSN, em cerimônias foram carregadas de sentimento de pertença, orgulho, admiração, gratidão e muita emoção.   

O Mentoria Cidadã é uma parceria entre Fundação CSN e CSN, com o objetivo de aumentar as oportunidades de desenvolvimento profissional e contribuir com a empregabilidade dos jovens que participam do Garoto Cidadão, para gerar uma cadeia de Educação, Inclusão e Empregabilidade. 

Neste ano, aconteceu o lançamento do 4º ciclo do programa, com a novidade de encontros presenciais e acesso aos cursos da Universidade Corporativa, além do início das turmas de Barroso (MG) e Alhandra (PB), em parceria com a CSN Cimentos. O 4º ciclo contou com 52 participantes, dos quais 7 jovens já estão contratados.  

Para a coordenadora geral do Garoto Cidadão, Lena Inocêncio, “o 4º ciclo do Mentoria Cidadã se torna um marco no processo de compartilhamento de conhecimento, proporcionando aos mentores e mentorandos a troca de experiência do cotidiano do Garoto Cidadão e das unidades de negócio das CSN, ainda mais com os encontros realizados, também, no formato presencial nesse ciclo. Com todos os treinamentos feitos presencialmente, essa troca se tornou ainda mais potente”. Lena explica que essa troca amplia o olhar de educandos e educandas em relação ao setor que serão inseridos no ambiente de trabalho, seja na siderurgia, mineração, logística ou cimento.  

Para ela, “o vínculo com os mentorandos foi carregado de afetividade e comprometimento por parte dos profissionais”, relata a coordenadora do Garoto Cidadão. Agora “é hora desses jovens baterem asas, estando bem-preparados para começar o ciclo profissional dentro da CSN”, completa. 

Até agora, 144 jovens já passaram pelo Mentoria Cidadã, dos quais 87% obtiveram seu primeiro emprego dentro da CSN. Para 2025, a expectativa é de que, até março, 100% dos jovens desse ciclo, que quiserem atuar na Companhia, estarão contratados como aprendizes em plantas da CSN. 

Larissa Garbelini, Head Diversidade, Equidade & Inclusão da CSN, ressalta as melhorias que o 4º ciclo do Mentoria Cidadã trouxe melhorias importantes, como os encontros presenciais e o acesso aos cursos da Universidade Corporativa, “reforçando ainda mais a relevância do programa”. Para ela, por meio do programa, “os jovens ganham a oportunidade de sonhar e chegam ao mercado com o diferencial do projeto de vida do Garoto Cidadão, enquanto os gestores aqui da CSN ampliam suas perspectivas com as trocas e vivências”.  

A responsável pelo setor de Diversidade, Equidade & Inclusão da CSN afirma, ainda, que, para a CSN, “é um investimento que forma talentos e prepara líderes para os desafios contemporâneos. É um ciclo de impacto: o jovem cresce com a oportunidade, o gestor se desenvolve com as trocas, e a CSN se fortalece ao investir em pessoas e construir futuros”. 

A Fundação CSN deseja a todos um ótimo começo da trajetória profissional.