26set
Programa de Educação Ambiental (PEA) de Volta Redonda comemorou o Dia da Árvore com programação para o mês de setembro

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore em todo Brasil. Esta data foi estabelecida para conscientizar a população sobre a importância das árvores e foi escolhida por estar próxima ao início da Primavera. Para celebrar esta data, ao decorrer do mês de setembro, o PEA (Programa de Educação Ambiental) de Volta Redonda realizou uma série de ações no município, visando fomentar a conscientização ambiental. 

Confira um pouco de como foi cada dia: 

No dia 5 de setembro foi inaugurado o programa “Protetores da Floresta” para alunos dos anos iniciais, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação. O primeiro grupo contou com a participação de alunos, pais e professores da Escola Municipal Prof. Luiz Cantanhede. Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), foram realizadas diversas ações no Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília, tais como: plantio de mudas, atividades em grupo e a apresentação dos alunos por meio de equipes.  Além dessas ações, gestores da unidade apresentaram a importância da área protegida na conservação da biodiversidade. 

Com os alunos dos anos finais da E.M. Jiulio Caruso (Conforto) foi inaugurado, no dia 6 de setembro, o “viveiro de ideias” onde foi trabalhado o paisagismo. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as diversas facetas do paisagismo, as espécies utilizadas e suas principais características. Depois, os alunos foram para o terreno da escola para a realização de um plantio de mudas. Além disso, foi realizado o plantio simbólico da cápsula ecológica, onde continha desejos dos alunos para o meio ambiente, bem como para o futuro das próximas gerações. Durante todo o evento, houve a participação da equipe de imagem, responsável pela impressão das fotos no local. O evento foi finalizado com a alocação dessas fotos impressas no viveiro construído. 

No dia 8 de setembro, foi realizada uma atividade de Acrodendrologia com os alunos da E.M Wandir de Carvalho, no Parque Municipal Fazenda do Ingá. A Acrodendrologia consiste na técnica de escalada de árvores por meio de equipamentos de segurança. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre essa técnica, além de aspectos sobre o Parque Municipal e seus atributos naturais.  

Já no dia 9 de setembro, o PEA-Volta Redonda realizou a oficina de papel semente na E.M Juarez Antunes. Uma profissional demonstrou para os alunos as técnicas utilizadas para formação do papel reciclado. Por fim, um Ipê foi plantado em conjunto na atividade. 

Além dos eventos planejados para a educação, o PEA-Volta Redonda também esteve presente na Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente da CSN. No dia da árvore, em 21 de setembro, com o objetivo de trabalhar de forma lúdica a coleta seletiva com os colaboradores, foram propostas dinâmicas e “quiz” sobre o assunto, o qual teve amplo engajamento dos colaboradores. O evento interno foi encerrado com o plantio de 70 mudas nativas da Mata Atlântica no interior da CSN. 

Para fechar o mês em comemoração ao Dia da Árvore, no dia 23 de setembro o PEA inaugurou o playground sustentável para alunos da Educação Infantil do Centro Municipal de Educação Infantil Iracema Leite Nader. O evento alusivo a esta data tão importante para o Meio Ambiente foi encerrado com o plantio simbólico do Ipê-Amarelo.  

Confira as fotos dos eventos: