26 dez 2024

Durante o segundo semestre, no mês de outubro, o Capacitar para Crescer aconteceu a formatura das turmas dos CRAS Açude e Santa Cruz, com 50 adolescentes concluindo o curso. Desse total, 10 já ingressaram no programa Jovem Aprendiz da Fundação CSN. 

Para a coordenadora do projeto, Natanne Azevedo, o Capacitar para Crescer celebrou “momentos importantes e ampliamos o impacto positivo nas vidas dos jovens”. Ela conta que o programa também proporcionou aos participantes uma visita à Usina Presidente Vargas (UPV), durante a qual os adolescentes puderam vivenciar de perto o funcionamento e a rotina industrial, ampliando sua visão sobre o mercado de trabalho. 

Ainda em outubro, o programa deu início a duas novas turmas nos CRAS Vila Americana e Eucaliptal, com um total de 51 adolescentes matriculados, prontos para essa jornada de capacitação e transformação.

O Capacitar para Crescer é nosso projeto social que proporciona o fomento do protagonismo juvenil e preparação para entrada no mundo do trabalho para jovens de 14 a 17 anos que estão em busca do primeiro emprego, com ênfase no programa Jovem Aprendiz. Realizado no contraturno escolar, o programa aborda temas relacionados à identificação e autoconhecimento, como personalidade, trabalho em equipe, vida em sociedade relação com o mundo, mercado de trabalho e carreira. 

Durante o curso, os alunos participam de aulas que incluem rodas de conversa e dinâmicas para que esses jovens desenvolvam habilidades comportamentais valorizadas pelas empresas contratantes, tais como: comunicação, postura profissional, comprometimento e disciplina, escrita e interpretação, raciocínio ágil e inteligência emocional – habilidades e conhecimentos importantes não só na esfera profissional, mas na vida com um todo.  

Para participar do Capacitar para Crescer, além da faixa etária estipulada, o jovem precisa estar matriculado em alguma instituição de ensino e ter cadastro em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) das prefeituras parceiras. A seleção é feita pelo próprio CRAS, que faz uma análise do perfil socioeconômico dos jovens e os encaminha para o projeto. 

A Fundação CSN parabeniza todos os formandos e formandas e deseja a todos sucesso na nova caminhada!