Pular para o conteúdo

SIPATMA

Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho e Meio Ambiente – SIPATMA 2022

1º dia - Tenha atenção! Acidentes podem acontecer em qualquer lugar!

De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), apenas em 2020, foram registrados 46,9 mil acidentes de trabalho no Brasil da população com vínculo de emprego regular.  

A qualquer momento pode ocorrer um acidente de trabalho, por isso é necessário estar atento e seguir as seguintes recomendações: 

  1. Utilizar corretamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): Cada função exige EPIs específicos, portanto, é importante conhecer a equipe de trabalho e a linha de produção, para que os equipamentos mais adequados a cada atividade laboral sejam utilizados.  
  2. Informar sobre os quase acidentes ocorridos: Quando um quase acidente ocorre, a primeira providência é informar seu supervisor. Com essa ação, você previne o risco de futuros acidentes, de agravo de situações semelhantes contando com apoio da liderança para obter a correção imediata do problema logo após o ocorrido. 
  3. Cumprir procedimentos de trabalho: Os procedimentos devem ser sempre discutidos, melhorados, mas nunca descumpridos. Com certeza um procedimento é muito melhor que uma improvisação. Pense nisso e não execute a atividade caso não tenha sido ainda treinado naquele procedimento! 
  4. Evitar improvisos ou pressa: Não improvise ou realize suas atividades com pressa. Siga as regras e procedimentos e crie o mesmo pensamento na sua equipe. Somente com a padronização e a consistência é possível reduzir os riscos de acidentes e quase acidentes. 
  5. Conhecer os riscos inerentes à atividade: O conhecimento dos riscos da sua atividade permite adotar as melhores medidas de controle e realizar intervenções assertivas ,seja para operação ou manutenção e evitar ocorrências indesejáveis. 

Além disso, devemos cumprir os procedimentos operacionais à risca, exercer as atividades as quais estamos adequadamente treinados e paramentados, e quando necessário, utilizar do direito de recusa às situações que provoquem a exposição a riscos, à saúde e a segurança do trabalho.  

Todo dia é uma oportunidade para colocarmos em prática aquilo que aprendemos sobre a segurança no trabalho. 

Colabore! 

2º dia - Consumo consciente

O termo “sustentabilidade” compreende um conjunto de ideias e estratégias ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas, adotadas para assegurar a saúde do nosso planeta e o bem-estar da população.  

No Brasil, estima-se que a destinação inadequada dos resíduos sólidos é uma das maiores causas da obstrução das redes de esgoto. Além disso, o país fica em 4º lugar, desde 1850, no ranking mundial de emissão de gases poluentes.  

Por isso, é muito importante termos um consumo consciente que pense tanto no impacto presente como no futuro. Confira algumas atitudes que você pode ter no trabalho que podem impactar positivamente o meio ambiente:

1. Dê prioridade a trajetos a pé ou de bicicleta.

2. Utilize produtos recicláveis. Desse modo, além de reduzir a quantidade de lixo, você evita que novas matérias primas sejam extraídas da natureza.

3. Desligue os equipamentos quando não for utilizar por longos períodos.

4. Na ausência de coletores de resíduos, guarde o seu resíduo até se aproximar de outros locais que possuam os coletores adequados.

5. Reutilize papéis, usando-os para rascunho e reduza o número de impressões, configurando impressoras para uso em frente e verso.

6. Desligue as luzes dos ambientes não utilizados. Evite o desperdício de água para uso interno e para a produção de materiais.

3º dia - Como identificar e lidar com a depressão?

Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “Mal do Século”, a depressão é uma doença que muitas vezes pode ser silenciosa e dessa forma, negligenciada pela própria pessoa e familiares por não detectarem previamente os sintomas.   

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo e baixa autoestima. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos.

Estima-se que uma em cada cinco pessoas no mundo apresentam problemas relacionados à depressão em algum momento da vida. O tratamento é feito com auxílio médico profissional, por meio de medicamentos, e acompanhamento terapêutico conforme cada caso.  

Uma maneira de prevenir a depressão é cuidando da mente e do corpo, com alimentação saudável e prática de atividades físicas regulares. Atividades físicas liberam hormônios e outras substâncias importantes para manutenção do humor. Na alimentação, receitas ou dietas recheadas de azeite de oliva, peixes, frutas, verduras e oleaginosas (nozes, castanhas etc) são o ideal para prevenir a depressão. Esses produtos são ricos em nutrientes que protegem e conservam a rede de neurônios.  

Outro ponto importante é conseguir compartilhar os problemas com amigos ou familiares, que aliado à prática de alguma atividade integrativa e complementar, como yoga, por exemplo, podem ajudar a lidar com o estresse.  

Também ajudam a prevenir a depressão: leitura, aprender coisas novas, ter hobbies, viajar e se divertir. Essas práticas mantém a cabeça ativa e a ocupam com pensamentos positivos! 

Leia mais

4º dia - Mistura de produtos químicos

Os produtos de limpeza são produzidos com base em sua própria formulação e são considerados agentes desinfetantes, sendo assim devem ser sempre usados separadamente. É muito comum as pessoas pensarem que vários produtos de limpeza utilizados simultaneamente potencializam a limpeza, porém, muitas vezes, por falta de informação, não sabem que tais combinações podem causar reações químicas e formar novos compostos perigosos e muito prejudiciais à saúde, resultando em queimaduras, intoxicação respiratória ou mesmo uma explosão. 

Confira as dicas de segurança: 

  1. Manter os produtos de limpeza em recipientes originais com seus rótulos. 
  2. Eliminar ou limitar o uso de água sanitária e amoníaco em casa. 
  3. Usar muita água após usar água sanitária. 
  4. Nunca misturar água sanitária com outros produtos de limpeza. 
  5. Seguir as normas de segurança presentes nos rótulos dos produtos. 
  6. Manter os produtos de limpeza longe do alcance de crianças e animais domésticos. 
  7. Nunca misturar produtos de limpeza de diferentes marcas, mesmo que eles sejam do mesmo tipo ou tenham o mesmo princípio ativo. 
  8. Durante a limpeza, o ideal é deixar portas e janelas do ambiente abertas e utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, pois com isto aumenta a ventilação e evita-se contato direto com substâncias presentes nos produtos de limpeza.
     

Clique aqui e veja um vídeo simulando a mistura de vários produtos químicos feito pelo Professor Paulo Henrique Silva de Oliveira – Professor de Química da Escola Técnica Pandiá Calógeras.

5º dia - Calcule sua pegada ecológica

O Programa Educacional Ambiental (PEA) de Volta Redonda lançou o aplicativo “Pegada Ecológica”. Ele calcula o consumo de recursos naturais com base em seus hábitos. Tem como objetivo conscientizar a população sobre o desperdício dos recursos naturais, visando reduzir o impacto humano na terra. A ferramenta, mobiliza e incentiva as pessoas a repensarem os hábitos de consumo e a adotarem práticas mais sustentáveis.  

Clique aqui e calcule sua pegada ecológica.

Skip to content