Durante o mês de maio, o Garoto Cidadão levou às ruas ações e atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído em 18 de maio. O objetivo dessas atividades é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, garantindo que toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua integridade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
O dia 18 de maio remonta ao assassinato da menina Araceli, de oito anos foi sequestrada, violentada e morta, na cidade Vitória (ES), em 1973. O dia passou a fazer parte da agenda dos Direitos Humanos e da Política Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Há mais de 10 anos a data faz parte do calendário de ações propostas pelo Garoto Cidadão. O intuito é tratar do tema com uma metodologia que aborde o direito à vida e saúde e integridade das crianças de maneira lúdica, celebrativa e consciente.
Diversas unidades do projeto da Fundação CSN participaram da data com ações – Alhandra, na Paraíba; Araucária, no Paraná; Arcos, Barroso, Belo Vale, Congonhas e Moeda, em Minas Gerais; Coxim, em Mato Grosso do Sul; Heliópolis, em São Paulo; Itaguaí, no Rio de Janeiro – que incluíram apresentações musicais, rodas de conversa, espetáculos cênicos e de dança.
Confira como foi a participação do Garoto Cidadão nas atividades em 2024:
Alhandra
Na unidade do Garoto Cidadão de Alhandra, na Paraíba, a programação voltada ao 18 de maio contou com a intervenção Cordel Reflexivo: ser respeitado é um direito, onde adolescentes da turma avançada no período da tarde, juntamente com o professor de teatro da unidade, desenvolveram um cordel sobre o tema da data, que já vinha sendo trabalhado nas aulas de cultura e cidadania, artes visuais e teatro. A apresentação aconteceu nos dias 15 e 21 de maio. Houve, também, um recita, em uma parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), para profissionais da rede que trabalham com o público de crianças e adolescentes.
Araucária
A ação intitulada CASA ganhou destaque na unidade de Araucária (PR), peça que envolve artes cênicas, dança, teatro de sombras e música, que conta ao público, fazendo uso de uma narrativa poética para contar sobre a casa de uma criança, feita de enfeites e brincadeiras, e como uma perturbação poderia afetar esse lar. De forma lúdica e poética, a plateia é conduzida a tomar consciência e fazer reflexões sobre questões de direito ao próprio corpo. CASA é inspirada na poesia da poeta indiano-canadense Rupi Kaur, I’m taking my body back: estou pegando meu corpo de volta. A encenação aconteceu nos dias 13, 14, 17 e 24 de maio.
No dia 21, educandos e educandas da unidade também participaram da Palestra Informativa com a Drª. Marina Lorena Pasqualotto, juíza da vara da infância e juventude.
Minas Gerais
Já em Minas Gerais, na cidade de Arcos, o Garoto Cidadão realizou sessões de Cinema Comentado, nos dias 13 e 14 de maio, com filmes que geraram reflexões sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A unidade contou, ainda, com a intervenção Post no Poste, que consistiu na colocação de cartazes lambe-lambe com artes representativas nos postes ao longo do trajeto da passeata pela comunidade. No dia 18, educandos e educandas também participaram da Blitz Educativa, realizada em parceria com CREAS e com a Secretaria de Integração Social local, que contou com a entrega de informativos de prevenção, visando a integração e promoção do bem-estar na comunidade.
Belo Vale foi outra cidade mineira que também contou com calendário de ações voltadas ao tema. Crianças e jovens puderam participar da Blitz Educativa, que aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, entregando de cartões e panfletos realizados durante as aulas de Cultura e Cidadania. Houve, também, Palestra Informativa para crianças de 9 a 12 anos sobre a data e educandos e educandas participaram do Café com Prosa, com roda de conversa – ambos os eventos contaram com a presença da psicóloga Débora Fernandes.
Outra unidade que também juntou Blitz Educativa e Palestra Informativa foi a de Moeda. Os eventos também foram em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Sociais e a Secretaria Municipal de Saúde.
A cidade de Rio Acima acrescentou à agenda de atividades a iniciativa do Cinema na Praça, em parceria com a prefeitura, com a Secretaria de Ação Social, CREAS e CRAS. Na ocasião, no dia 17 de maio, foi exibido o desenho coreano Silêncio, que narra a história de uma garotinha vítima de abuso e sua luta para enfrentar esse segredo. Além da sessão do filme, houve exibição do clipe da música “Segredo” e uma apresentação musical, produzidos pelo Garoto Cidadão. Também aconteceu uma apresentação das crianças atendidas pelo CRAS de Rio Acima.
Bonito e Porto Murtinho
Nas cidades de Bonito e Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, o público pôde ver a intervenção cultural Permita que Eu Fale, na qual a performance reforçou, por meio da manifestação artística, o combate às violações de direitos de crianças e adolescentes. Durante a programação voltada ao dia 18 de maio, educadores e educandos reforçaram que abuso e exploração sexual é crime. A intervenção aconteceu nos dias 22, 27, 28 e 29 de maio.
A unidade também trouxe para o público a palestra Desenhando um futuro seguro: ação e prevenção contra o abuso e exploração sexual infantil, iniciativa realizada em parceria com Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além de outras rodas de conversa sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Coxim
Na cidade de Coxim, também no Mato Grosso do Sul, aconteceu a apresentação da peça de teatro Proteger Vale a Pena, também com temática da proteção de crianças e adolescentes contra situações de violência e abuso. Já no dia 17 de maio, o destaque ficou para a ação A Importância da Rede de Apoio na Proteção do Direito da Criança e do Adolescente, com uma apresentação cultural para os atores da educação e rede de proteção do município. Outra atividade foi a Faça Bonito na Batucada, no dia 20 de maio, possibilitou a entrega de cartões e panfletos realizados durante as aulas de Cultura e Cidadania no bairro Vila Mariana.
Já no dia 24 de maio, a Escola Estadual Silvio Ferreira recebeu um Momento Cultural, com a atividade de projeto de vida para a conscientização sobre a data. Fechando o calendário de ações voltadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a população de Coxim pode presenciar a apresentação cultural no evento Adoção Não Tem Cor, Tem Cores, que ocorreu no dia 28 de maio, em frente à prefeitura da cidade.
Congonhas
Enquanto isso, a cidade de Congonhas também recebeu diversas ações em alusão ao 18 de maio. Além de ações pontuais em parceria com o CMDCA, a unidade do Garoto Cidadão propôs uma ação cultural com o objetivo de transformação por meio das manifestações artísticas, sendo um forte aliado na conscientização e empoderamento na defesa da Criança e do Adolescente.
Um dos destaques da agenda foi a atração Alamedas dos Sonhos: Nossa Gente, Nossa Arte, Nossa Fé, que consistiu na subida a Alameda da Romaria até a igreja do Senhor Bom Jesus, num momento de reflexão e viagem pelas riquezas culturais da cidade mineira. Outra atividade, realizada com educandos do projeto no dia 23 de maio, foi o Mineiridades, momento de expressão de identidade e resistência, que destacou como a manifestação artística pode ser uma ferramenta de mudança e celebração da vida, onde as emoções podem ser traduzidas em expressões artísticas, permitindo que crianças e adolescentes que sofreram abuso e exploração sexual encontrem um lugar de expressão e acolhimento.
Heliópolis
Na unidade de Heliópolis, em São Paulo, foi promovida uma Roda de Conversa e Formação, onde educadores de Cultura e Cidadania mediaram a discussão sobre o Combate ao Abuso Infantil com atividades críticas e lúdicas que desenvolvam o tema a partir do olhar das crianças e adolescentes. Após as conversas, os jovens participaram da criação de um material gráfico, que foi distribuído por Heliópolis, informando sobre o reconhecimento do abuso e divulgando o Disque 100, de denúncia à Violação dos Direitos Humanos.
A unidade contou, ainda, com a Blitz Educativa e a Saída da Bateria, onde educadores de música organizaram a saída da bateria às ruas de maneira artística. A unidade presenciou, ainda, uma intervenção cênica para o cortejo, Maio Laranja: proteger a criança de hoje é proteger o adulto de amanhã.
Já em Itaguaí (RJ), o destaque ficou para a ação Maio Laranja: faça bonito. Com início na sede da Secretaria municipal de Assistência Social, de onde saíram andando pela cidade em direção à Praça Vicente Cicarino, com panfletagem aos que passavam por ali e distribuição de 500 flores amarelas produzidas pelos educandos e educandas do Garoto Cidadão. O evento aconteceu em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Socia, Educação e Cultura, CMDCA, CT e MP e contou com as seguintes apresentações artísticas: Coragem para Recomeçar, espetáculo de dança; as encenações teatrais Onde Está a Justiça e A Menina que Guardava Segredos; e as apresentações musicais Quero Carinho, Não Vou Calar a Minha Voz e Coragem.
Para a Fundação CSN, o Garoto Cidadão marcar presença no calendário de 18 de é necessário. Fábio Silvestre, Gerente de Projetos da instituição, afirma que “é fundamental porque o nosso fazer, por meio cultura, valoriza essa agenda da política nacional de Direitos Humanos. Nosso objetivo com essas atividades é despertar na sociedade a necessidade de tratar a criança dentro de seus direitos, para que ela cresça e se desenvolva num ambiente saudável.”
Dessa forma, o Garoto Cidadão segue atuando para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e que respeite o desenvolvimento dessas crianças.