14jul
Virada ODS

A Virada ODS é uma ação que representa uma “virada de chave” para a cidade de São Paulo rumo às grandes transformações necessárias para construirmos um futuro mais sustentável. Apenas 1% da população brasileira conhece a Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Enquanto não tivermos 99% da população consciente e engajada, não atingiremos os objetivos para 2030. E nós estivemos presente!

Fabiana e Gustavo estiveram no domingo, 10/7 às 13h, simultaneamente debatendo em CEUs diferentes sobre Qual o papel das juventudes na implementação da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? Fabiana no CEU Butantã e Gustavo no CEU Heliópolis.

Fabiana Dapia Oliveira é Analista de projetos na Fundação CSN, graduanda em Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa das Políticas Públicas para Inclusão Social (GEPPIS/USP) e da Clínica de Direitos Humanos das Mulheres – USP.

Gustavo Gomes, 20 anos, é graduando de Direito, integrante do Fórum Juventude Sul Fluminense em Ação, pesquisador no CIESPI (Centro internacional de estudos e pesquisas sobre a infância) /PUC RIO, foi Conselheiro no CMDCA em Volta Redonda no período de 2019 a 2020, ex educando do Garoto Cidadão de Volta Redonda e atual bolsista do grupo Tambores de Aço Fundação CSN.

A roda de conversa no CEU Butantã tratou sobre a importância das juventudes na implementação da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especificamente o ODS 4 – Educação de Qualidade. A participação da Fabiana trouxe a importância do diálogo com os jovens e como seu protagonismo deve ser pautado quando tratamos sobre a implementação da agenda 2030, ainda mais atualmente onde temos o maior contingente populacional jovem no Brasil.

No CEU de Heliópolis, Gustavo contribuiu sobre como inserir jovens em movimentos sociais, reforçando a importância de criar políticas públicas infanto-juvenis com a participação de crianças, adolescentes e jovens, reforçando a importância do protagonismo e como os processos culturais, tipo os que ele teve acesso como o Garoto Cidadão, foram fundamentais para a sua inserção em movimentos sociais e empoderamento.

Confira algumas fotos!