Em julho, o Mentoria Cidadã deu início ao 4º ciclo. Idealizado em conjunto com a CSN, o programa tem como objetivo apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social no processo de entrada no mercado de trabalho, consolidando e dando continuidade aos conhecimentos adquiridos no Garoto Cidadão, especialmente nos últimos anos de permanência no projeto, quando educandos e educandas participam do “Projeto de Vida”, momento em que traçam metas e objetivos para o futuro.
O propósito do Mentoria Cidadã é aumentar as oportunidades de desenvolvimento profissional e contribuir com a empregabilidade dos jovens que participam do Garoto Cidadão para gerar uma cadeia de Educação, Inclusão e Empregabilidade. Durante o programa, o jovem se torna mentorando e conta com o apoio de um mentor voluntário, que é colaborador de uma empresa do Grupo CSN e que esteja em uma posição de especialista ou gestão há pelo menos 1 ano. Nesse processo, os profissionais contribuem com orientações e uma visão prática do mundo corporativo, aumentando as chances do jovem de ingressar no programa de Jovem Aprendiz da CSN, tendo uma oportunidade sólida de início de carreira.
Recentemente, as cidades que passaram a fazer parte do Mentoria Cidadã foram Barroso (MG) e Alhandra (PB). Hoje, o programa está presente em 8 cidades – Araucária (PR), Arcos, Congonhas, Barroso (MG), Itaguaí e Volta Redonda (RJ) e Alhandra (PB) e São Paulo.
Na unidade de Heliópolis, em São Paulo, o 4º ciclo teve início com sete participantes e a expectativa é que mais jovens da região façam parte do escopo de funcionários da CSN, como é o caso de Wellington Gabriel, que, aos 16 anos e educando do polo em Heliópolis, participou do 3º ciclo do Mentoria Cidadã e atualmente é Jovem Aprendiz na CSN. “Com a inauguração do projeto aqui em Heliópolis, a gente foi conhecendo os professores e se sentindo muito acolhido, porque nós somos de um bairro muito precário aqui da região do Sacomã”, ele explica. Para ele, “o processo do Mentoria Cidadã foi uma grande novidade. Foi uma conquista muito grande para todos, porque é muito importante estar aqui e ter esse envolvimento com a CSN”.
Enquanto mentorado, ele foi orientado por Vinícius de Oliveira Santos, Supervisor de Inspeção Eletroeletrônica em Volta Redonda, e, ao concluir o programa, recebeu o certificado. Depois de participar do programa, Wellington foi contratado como Jovem Aprendiz e irá atuar na Diretoria de Auditoria, Riscos e Compliance da CSN, em São Paulo. “Desde que a CSN entrou na minha vida, eu me reconheci na Companhia e quero fazer parte dela”, ele afirma. Para o futuro, Wellington tem planos de cursar a faculdade de Pedagogia ou Administração de Empresas.
Com o novo ciclo iniciado em julho, foram selecionados cinco jovens da unidade do Garoto Cidadão de Heliópolis para o Mentoria Cidadã: Breno Kauê Jesus Lima; Julia Macena da Silva Nascimento; Henrique José Dias; Marcos Alexanderson Tavares Alexandre; Gustavo Henry Pereira da Silva.
Breno Lima, de 17 anos, que está participando deste 4º ciclo, já teve a primeira reunião. Ele descobriu o programa dentro do 14+ e diz que sempre teve vontade de participar, “até que chegou minha vez e espero me encontrar profissionalmente dentro do programa”. Ele diz que as expectativas com o Mentoria Cidadã são para “conseguir aprender mais sobre o mercado de trabalho e para que eu consiga, futuramente, um bom emprego. Eles podem me ajudar me deixando melhor em questão de trabalho e meu objetivo de vida é arrumar um bom emprego e viver bem”, explica.
Já Davi Silva, também de 17 anos, participou do 3º ciclo do Mentoria, no ano passado. Desde fevereiro, ele é Jovem Aprendiz na área de suprimentos (GCTA suprimentos) da CSN: “o trabalho é novo, ainda estou no início, porém estou gostando muito. Essa oportunidade expandiu os meus horizontes e estou aprendendo coisas que eu nunca imaginei que eu poderia aprender. Estou me dedicando 100% no trabalho e está sendo uma área que eu estou gostando muito!”, afirma. Ele diz, nesse meio tempo, sentiu que melhorou tanto no trabalho como pessoa. “Eu vi e pesquisei coisas sobre a empresa e vi que era isso mesmo que eu queria para a minha vida”.
Também tendo participado do 3º ciclo, Sara Raquel, 18, conheceu o programa por meio de um colega que já participava do Mentoria Cidadã. Tendo como mentora a Regiane Gama de Melo, coordenadora de Orçamento e Gestão de Desempenho, na CSN Mineração (MG), ela diz que foi muito participativa nas aulas: “sinto que aprendi a me comunicar mais com os outros, e me apresentou mais sobre o mercado de trabalho, me preparando para o momento que estou agora”. Atualmente, Sara trabalha na CSN da Verbo Divino, na área de Suprimentos. “Tenho gostado bastante, sinto que foi uma área que me identifiquei muito. Aprendi mais sobre compras nessa área e tive uma nova experiência em estar em um escritório”, relata. Agora, o plano é poder fazer alguma faculdade e crescer na empresa.
Também educanda da unidade de Heliópolis, Maria Eduarda Plácido, 16, acaba de entrar para o Mentoria Cidadã. Tendo como inspiração os nomes que já passaram pelo programa, Maria Eduarda já está animada com a oportunidade n mercado de trabalho: “A Sara e o Wellington me incentivam muito a correr atrás dessa oportunidade profissional, sempre compartilham as experiências deles do Mentoria comigo. Estou muito animada com a minha vez!”, diz.
No dia 30 de agosto, cinco educandos do Garoto Cidadão de Heliópolis e participantes do Mentoria se reuniram com Monica Fogazza, Diretora-Presidente da Fundação CSN, para uma troca de experiências de vida e carreira. Durante a roda de conversa, os jovens ressaltaram a importância do módulo de Comunicação Assertiva do curso, no qual aprendem a usar a ferramenta da comunicação no ambiente profissional; comentaram dos desafios nos primeiros meses de trabalho – como lidar com planilhas do Excel –, e elogiaram os mentores do programa, que foram fundamentais para que perdessem a timidez durante o processo de preparação para entrevistas de emprego. Os cinco participantes do programa, que hoje atuam como Jovens Aprendizes na CSN, puderam compartilhar com a Diretora-Presidente como está sendo a vivência de ver além de Heliópolis, enquanto Monica Fogazza dividiu dicas de como lidar com o nervosismo em reuniões de trabalho.
Desde o início do programa, somando os 144 participantes dos três ciclos, 126 (87%) já tiveram a oportunidade do primeiro emprego dentro da CSN. Dos 48 que participaram do 3º ciclo, 43 (89%) já ingressaram no programa Jovem Aprendiz da CSN. A Fundação CSN deseja a todos sucesso nessa nova etapa da carreira!