20 set 2024

Neste sábado, 21 de setembro, comemora-se o Dia do Adolescente. A data foi instituída em 1996. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a adolescência é o período compreendido entre 12 e 18 anos.

Nessa faixa etária encontra-se Iandra Martins, que, aos 17 anos, conheceu o Capacitar para Crescer. Logo de cara, gostou e começou a frequentar as aulas do curso. “O que mais me marcou no Capacitar para Crescer foi quando participamos de uma 5ª Conferência Municipal da Juventude, em Volta Redonda”, evento que discutiu políticas públicas da cidade, comenta.

“Participar da Conferência Nacional foi um momento incrível. Conheci gente importante, pude dar minha opinião em muita coisa, ajudei na política dos jovens. Foi uma coisa muito única e agradeço muito aos professores e amigos do curso, que sempre me incentivaram”.

Iandra comenta que desde muito nova “me interessei por política, então comentei com meus amigos e com os professores do Capacitar para Crescer que eu queria me candidatar para ser delegada durante a Conferência”. Quando descobriu que teria de falar na frente de todos os presentes no evento, quase desistiu: “normalmente, eu não tenho vergonha de falar na frente das pessoas, mas dessa vez fiquei tímida, porque tinha muita gente. Mas todos me apoiaram e me incentivaram a continuar”. Se sentindo mais segura, Iandra falou sobre “defender a minha raça, porque eu sou negra, e apoiar todas as mulheres negras, principalmente dentro da política”.

Ainda durante o evento, também foi realizada uma votação para decidir os jovens que seriam delegados na etapa estadual da Conferência. Um tempo depois, Iandra recebeu a confirmação de que tinha sido escolhida para ser representante na capital Rio de Janeiro: “Fiquei muito feliz e aceitei o convite! Lá, também tive várias experiências. O Capacitar para Crescer me fez perceber que eu realmente gosto de política”.

A jovem decidiu se candidatar novamente, dessa vez para a Conferência Nacional. “Consegui também e fomos para Brasília. Foi um momento incrível. Conheci gente importante, pude dar minha opinião em muita coisa, ajudei na política dos jovens. Foi uma coisa muito única e agradeço muito ao Capacitar para Crescer, aos professores e amigos do curso, que sempre me incentivaram”.

Depois do curso, Iandra foi chamada para uma vaga de emprego e hoje trabalha como Assistente Administrativo. Para o futuro, ela quer terminar o Ensino Médio e, em seguida, começar a faculdade de Direito, para poder realizar o sonho de ser delegada da Polícia Federal.

Na cidade de Volta Redonda, Paloma Lopes é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) local. Para ela, o Capacitar para Crescer nasce de um envolvimento pedagógico muito forte proposto pela Fundação CSN: “a equipe é muito boa! Temos o cadastro Jovem Aprendiz, orientado pelo Programa de Educação e Trabalho (PET), na qual a gente percebe o quanto o papel da Fundação CSN vai fazer diferença na empregabilidade desses jovens em situação de vulnerabilidade”, ela explica.

A presidente do CMDCA afirma: “o trabalho da Fundação CSN é extremamente importante pela atuação em diversas áreas em que o risco social é muito forte. Com os projetos realizados, a gente vê a oportunidade sendo dada para um jovem em situação de vulnerabilidade em que poderia facilmente estar sujeito a trabalho infantil”.

Paloma menciona, ainda, Maria Gabriela Silva Claudino, adolescente também de 17 anos. Maria já tinha cadastro no CRAS de Três Poços, em Volta Redonda (RJ), quando a mãe recebeu uma ligação sobre a vaga no Capacitar para Crescer e decidiu matricular a filha.  A jovem, que fez parte da turma do segundo semestre de 2023, afirma que, como aluna do curso, aprendeu desde “como fazer um currículo, como vender, a ter postura nas empresas. Coisas que eu não fazia ideia de como fazer e que sou muito grata por ter feito o curso do Capacitar para Crescer. Hoje, com tanto aprendizado, consigo entrar na empresa que eu quiser”.

Após se formar no curso, uma empresa entrou em contato com Maria, a respeito de uma vaga de emprego: “a gente marcou para poder fazer entrevista e eu trabalho nessa empresa, chamada Serrana, a distribuidora da Heineken, que eu consegui pelo Capacitar para Crescer”. Além de atuar como Jovem Aprendiz no setor administrativo da empresa, Maria também participa do fórum Juventude Sul Fluminense em Ação, onde tem acento como conselheira no CMDCA. Para a presidente do Conselho, “ver isso acontecendo me deixa muito feliz”.

Para Rosane Marques – ou Branca, como é conhecida –, Secretária de Assistência Social de Volta Redonda, “o município ganha muito, em termos de desenvolvimento social, quando se junta as outras entidades parceiras que executam trabalhos em prioridade aos jovens e adolescentes”. Ela afirma que trabalho feito pelo Capacitar para Crescer é de “extrema importância, ao contemplar adolescentes de 14 a 17 anos, com fomento de preparação para o mercado de trabalho. O projeto fortalece o trabalho social realizado com as famílias através do serviço de convivência, das novas perspectivas, dos projetos de vida e reflexões sobre cidadania”. Branca ressalta, ainda, que “a nossa proposta é essa mudança de perspectiva de um mundo novo cheio de possibilidades, incluindo o fato de se sentirem iguais e pertencentes, o quanto eles podem construir e reconstruir o seu ambiente. E entendo que, em conjunto, estamos conseguindo alcançá-la!”, diz.

A Fundação CSN acredita na educação como potente ferramenta para transformar vidas, comunidades e construir futuros. Adolescentes brasileiros sonham com a primeira oportunidade de emprego e uma das formas mais eficazes de alcançar esse objetivo é a partir de programas de Jovem Aprendiz – e são jovens em vulnerabilidade social os que mais se beneficiariam de programas de aprendizagem. O Capacitar para Crescer tem potencial de transformação na vida dos jovens que iniciam sua jornada profissional por abrir as portas do mundo do trabalho para esse público e permite que estudantes adquiram experiências antes mesmo do fim do período de formação.

Essa e outras histórias você pode conferir em nosso Relatório de Impacto.