25 set 2024

Durante os meses de agosto e setembro, a Fundação CSN, em parceria com a CSN Cimentos e junto de organizações locais dos municípios de Montes Claros (MG) e Cantagalo (RJ), promoveu Capacitações em Elaboração de Projetos. Na cidade mineira, o evento aconteceu entre os dias 28 e 29 de agosto; já no município fluminense, a ação se deu entre 11 e 12 de setembro.

A proposta tem como objetivo fortalecer o impacto territorial de organizações locais, de maneira que essas tenham mais ferramentas para desenvolverem projetos estruturados e alinhados às necessidades das respectivas comunidades. Assim, é possível atualizar esses mesmos atores locais sobre elaboração de projetos e como garantir captação de recursos com maior eficiência.

A Fundação CSN entende a articulação com essas organizações como uma importante ferramenta para fortalecer as iniciativas e estabelecer uma relação harmoniosa com as instituições, com a comunidade e empresas das regiões que está presente, sempre trabalhando em conjunto com poder público. Nesse sentido, as capacitações são um passo importante para que as organizações locais possam ampliar a capacidade de atuação na agenda pública, conferindo legitimidade, autonomia e protagonismo como agentes de execução de políticas públicas e transformações sociais duradouras em seus territórios.

A coordenadora de Avaliação e Monitoramento da Fundação CSN, Fabiana Dapia, ressalta que “acreditamos que a qualificação técnica é essencial para o aprimoramento das práticas de gestão e execução de projetos, permitindo que essas organizações atuem com maior eficiência e sustentabilidade”.

O evento em Montes Claros contou com um total de 37 participantes, provenientes de 18 instituições diferentes, representando os municípios de Bocaiúva, Buritizeiro, Montes Claros e Pirapora. Também estiveram presentes as seguintes autoridades: Júnia Velloso Rebello, da Secretaria de Cultura; Dulce Pimenta Gonçalves, da Secretaria de Saúde; Fabiano de Oliveira Secretário de Meio Ambiente; Patrícia Jabbur, Diretoria de Qualificação Profissional, Emprego e Renda da Prefeitura Municipal de Montes Claros; Ranyere Mendes, Psicólogo MPMG (Ministério Público do Estado de Minas Gerais); Bertholdo Pimenta Gonçalves, da Associação das Empresas e Industriais do Distrito Industrial I e II; Vanessa Alves, Gestora Social da Política de Prevenção Social Criminal; Fábio Martins, Gerente da Fábrica.

Já em Cantagalo, 22 pessoas, provenientes de 7 instituições diferentes, representando os municípios de Cantagalo, Cordeiro e Macuco, se reuniram para a ação. Participaram, ainda, as seguintes autoridades: Carlos Cesar, Gerente Geral da Planta da CSN Cimentos; Fábio Silvestre – Gerente de Projetos da Fundação CSN; Alessandra de Araújo – Secretária Municipal de Educação de Cordeiro; Jeam Machado – Secretário Municipal de Desenvolvimento Social de Cordeiro; André Marques – diretor-presidente da AGEVAP Associação Pró-gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP); e Lícius de Sá Freire, do Comitê Rio Dois Rios (CBHR2R).

Para Fábio Silvestre, Gerente de Projetos da Fundação CSN, “o objetivo das capacitações é fortalecer as organizações locais da sociedade civil para que elas possam melhorar a sua atuação e entender quais os lugares para fazer a captação de recursos. Ele relembra que, em 2023, foi realizada a capacitação em Barroso, “com a qual tem sido possível, já nesse ano de 2024, ver o aumento do volume de recursos”.

Seguimos comprometidos com o desenvolvimento de iniciativas que gerem impactos positivos e sustentáveis, promovendo o progresso social e a construção de comunidades mais resilientes e inclusivas.