23mar
Bateria do Garoto Cidadão de Heliópolis participa de jogo da seleção de Rugby

Ação contribuiu para formação de jovens no esporte

No dia 5 de março, o Garoto Cidadão de Heliópolis participou da abertura do jogo de Rugby Cobras Brasil XV, o time é patrocinado pela CSN pela lei de incentivo Esporte Federal 2022. Os educandos da unidade do CCA (Centros para Crianças e Adolescentes) Georgina tiveram, no último semestre, uma agenda especial com a equipe de rugby, onde puderam aprender mais sobre o esporte e colocar em prática os ensinamentos oferecidos pelos atletas. No total, foram 5 formações, sendo que a última foi concluída durante o jogo.

Na partida, os educandos entraram com os atletas em campo e tiveram a oportunidade de conhecer as meninas do Projeto Nina, voltado para o desenvolvimento do rugby feminino na base. Por conta da formação com a equipe do rugby, os educandos do CCA Georgina, que vivenciaram mais intensamente as atividades da agenda especial, passaram seus conhecimentos aos educandos da unidade do CCA Plácido, em um momento de muita troca e aprendizado.

Durante a abertura e torcida no jogo, os educandos do Garoto Cidadão da unidade CCA Plácido marcaram presença com a bateria. Varejão, jogador dos Cobras, agradeceu o apoio e presença do Garoto Cidadão e ressaltou que o projeto “fez toda a diferença para nós. Infelizmente não saímos com a vitória, mas deu muita energia para a gente buscar e trabalhar para isso na próxima partida. Vamos, Cobras!”.

Segundo Ana Lúcia, Coordenadora do Garoto Cidadão de Heliópolis, 45 jovens foram para o jogo e participaram de um momento de chegada, um momento de torcida e um momento de apresentação. “Tivemos, também, alguns refugiados venezuelanos que traduziam o que os paraguaios falavam, por exemplo. Foi uma troca de saberes e de diversidade muito grande. Fomos super bem recebidos pela turma do rugby.”

Para o grupo do Garoto Cidadão, Ana Lúcia afirmou que “foi um domingo diferente, de várias experiências de vida, de andar na cidade, de presenciar um jogo de rugby num campo; foi um momento dos educandos se encontrarem com de outras unidades e de conhecer mais arte educadores. Foi um momento de encontro, de estar todo mundo junto.”

A proposta, agora, é levar o rugby para mais lugares do Garoto Cidadão em Heliópolis, para depois serem realizados jogos entre as unidades. “Primeiro, fazemos a formação. Em seguida, quando eles entendem a dinâmica das partidas, começam a jogar. A partir daí teremos dois espaços com a capacitação do rugby.”, explica Ana Lúcia.