20out
Formatura da 1ª turma do Capacitar para Crescer

Evento reuniu alunos, professores e responsáveis pelo projeto da Fundação CSN para comemorar a conclusão do curso

Aconteceu, no dia 19 de outubro, a formatura da primeira turma do Capacitar para Crescer. A celebração foi no Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda (RJ). O curso conta com um total de 86 alunos, entre os polos nas cidades de Volta Redonda (RJ) e Congonhas (MG), nessa celebração se formaram 20 alunos.

Entre os formandos está Gabrielli Martins, de 15 anos. Ela conta que, antes de conhecer o Curso Capacitar para Crescer, ficava ansiosa ao pensar em entrar no mercado de trabalho ou no que faria após o Ensino Médio. “Fui chamada para fazer o curso do Capacitar por 3 amigos que estavam já estavam matriculados e estavam gostando muito. Na minha primeira aula já percebi que o que seria ensinado ali seria muito útil para o meu futuro”, relata.

E ela estava certa: após um semestre de aulas, a turma concluiu o curso e na mesma semana da formatura foi chamada para a primeira entrevista de emprego. Gabrielli foi efetivada por uma empresa da área hospitalar e está prestes a começar a trabalhar como jovem aprendiz. “As orientações que a professora nos passou durante as aulas sobre o mundo do trabalho, preparação de currículo e oratória me ajudaram a ser aprovada na entrevista”, relembra.

No dia da formatura, um sentimento de saudade tomou Gabrielli de sobressalto. “Saudade das aulas, da professora e dos colegas que fiz no curso”, explica ela. Mas, na noite da festa, o sentimento predominante foi a alegria. Ficou feliz ao ver que o Capacitar para Crescer a ajudou. Ela acrescenta que espera “que o curso continue ajudando muitos outros adolescentes”.

Gabrielli é uma entre tantos outros jovens brasileiros que sonham com a primeira oportunidade de emprego. Uma das formas mais eficazes de alcançar esse objetivo é a partir de programas de jovem aprendiz – iniciativa que tem potencial de transformação na vida dos jovens que iniciam sua jornada profissional, uma vez que abrem as portas do mundo do trabalho para esse público e permitem que estudantes adquiram experiências antes mesmo do fim do período de formação.

Aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social são os que mais se beneficiariam de programas de aprendizagem e, com o intuito de equipará-los e prepará-los para as oportunidades do mercado de trabalho, a partir de abril de 2023, é que surge o Capacitar para Crescer, projeto social que proporciona o fomento do protagonismo juvenil e preparação para entrada no mundo do trabalho para jovens de 14 a 17 anos que estão em busca do primeiro emprego, com ênfase no programa Jovem Aprendiz.

Realizado no contraturno escolar, o nosso projeto aborda temas relacionados à identificação e autoconhecimento, como personalidade, trabalho em equipe, vida em sociedade relação com o mundo, mercado de trabalho e carreira. Durante o curso, os alunos participam de aulas que incluem rodas de conversa e dinâmicas para que esses jovens desenvolvam habilidades comportamentais valorizadas pelas empresas contratantes, tais como: comunicação, postura profissional, comprometimento e disciplina, escrita e interpretação, raciocínio ágil e inteligência emocional – habilidades e conhecimentos importantes não só na esfera profissional, mas na vida com um todo.  Presente nas cidades de Volta Redonda (RJ) e Congonhas (MG), curso possui uma carga horária de 240 horas com duração de 3 a 6 meses, conforme a realidade de cada território em que está presente.

Para participar do Capacitar para Crescer, além da faixa etária estipulada, o jovem precisa estar matriculado em alguma instituição de ensino e ter cadastro em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) das prefeituras parceiras. A seleção é feita pelo próprio CRAS, que faz uma análise do perfil socioeconômico dos jovens e os encaminha para o projeto.