18ago
18 de agosto: Dia do Estagiário

Hoje, 18 de agosto, comemora-se o Dia do Estagiário. Definidos pela Lei nº 1.788/08 como “ato educativo escolar supervisionado”, os programas de estágio são voltados para pessoas que estejam matriculadas em alguma instituição de ensino e têm o termo de compromisso celebrado entre estudante, empresa contratante e escola (ou universidade). O período de estágio é visto como a porta de entrada do estudante no mercado de trabalho, uma vez que as atividades propostas pelo supervisor devem estar ligadas à atividade profissional que será exercida pelo estudante no futuro.

Ao atuarem como estagiários, jovens têm a oportunidade de participar de projetos dentro da área de formação, com a finalidade de colocar em prática os aprendizados de dentro da sala de aula, ganhando autonomia e experiência na vida profissional. É nesse momento da carreira que os futuros profissionais passam a lidar com atividades que fazem parte do projeto pedagógico da área que estudam. Em alguns casos, o estágio se torna obrigatório para a obtenção do diploma do ensino superior.

Nesse contexto, dentro da nossa área de Aprendizagem, atuamos com um programa de agente integrador de estágio para conectar empresas e estudantes interessados em oportunidades profissionais para que os jovens dêem o próximo passo em suas carreiras dentro de empresas que acreditam na educação e na formação profissional como ferramentas para a transformação de vidas e comunidades. E temos alguns jovens atuando em diferentes áreas da Fundação CSN!

Na sede da Fundação CSN em São Paulo, Mariana Pires (22) – aluna do quinto semestre do curso de Publicidade e Propaganda na Universidade São Judas, instituição que é parceira do nosso programa de estágio – é estagiária de Comunicação & Marketing. Tendo entrado pelo nosso programa de integração de estágio e estagiando há quase um ano, ela conta que “no primeiro semestre, eu me questionava se esse era o meu curso ideal, mas, quando comecei como estagiária na Fundação CSN, trabalhando na minha área, eu passei a aprender muito mais. O estágio é como um complemento do que eu vejo na aula. E aquela perguntinha do primeiro semestre, agora tem resposta: é esse curso mesmo que eu gosto”.

Aos 26 anos, Antônio Carlos de Oliveira Junior é graduando do 9º semestre do curso de Direito e, desde fevereiro de 2022, estagia no setor de Suprimentos e Contratos da Fundação CSN em Volta Redonda (RJ). Hoje, ele auxilia “na análise de contratos, atuando no escopo dos serviços prestados, preços e prazos. Coloco em prática o conhecimento adquirido na graduação, visando, junto à analista de contrato, manter os contratos de prestação de serviços e de suprimentos a terem mais eficiência e segurança no ciclo de vida”, explica.

Já em Congonhas (MG), temos duas estagiárias que também entraram para a Fundação CSN a partir do nosso programa de integração de estágio e que, hoje, trabalham dentro do próprio programa. Mariana Pereira, de 17 anos, começou como Jovem Aprendiz, ainda no CET, nossa escola em Congonhas (MG), como auxiliar administrativo. Após o término de contrato como aprendiz, Mariana se deparou com a oportunidade de se tornar estagiária: “Fiquei muito feliz, pois sabia que seria uma grande chance para o meu crescimento profissional e pessoal”, relata. Como estagiária na Fundação CSN, ela já atuou no setor de Recrutamento de Seleção e atualmente trabalha com os consultores especializados na aproximação com empresas e instituições.

Já Júlia Silveira, aos 18 anos é aluna do curso de Administração e atua na área de Triagem e Captação na nossa área de aprendizagem, responsável pelos programas de Jovem Aprendiz e Estágio, buscando jovens para oportunizá-los com o primeiro emprego: “Nunca pensei que um dia lidaria nessa área com jovens da minha idade, ou até mais velhos. Tem sido uma experiência maravilhosa!”.

Ao incentivar, apoiar e atuar com jovens que queiram entrar para o mercado de trabalho como estagiários, estamos impactando diretamente Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU – mais especificamente com o Educação de Qualidade (ODS 4) e Redução das Desigualdades (ODS 10). Uma forma de tornar a sociedade mais inclusiva e sustentável, continuamos a transformar vidas e comunidades. Assim, pretendemos deixar um legado de esperança e com resultados que impactem a vida de milhares de jovens pelo país.