No mês passado, a unidade de Itaguaí (RJ) do Garoto Cidadão promoveu, em comemoração dos 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), comemorado em 13 de julho, um Sarau Cultural.
A atividade, pensada para atender os mais diversos públicos, trouxe apresentações de poesia, teatro, dança, artes visuais e muita música, contando com a participação do secretário de governo Milton Valviesse Gama e da secretária de assistência social Micheli Sobral.
Em suas redes sociais, a prefeitura do município de Itaguaí, através da Secretaria de Governo e da Secretaria de Assistência Social, reconheceu o Garoto Cidadão pelo sarau realizado.
O coordenador da unidade explica que “o objetivo da ação foi apresentar todos os processos desenvolvidos nas atividades do Garoto Cidadão durante o primeiro semestre de 2023 e, por meio dessas atividades, gerar visibilidade e oportunizar aos educandos e educandas a vivenciar o protagonismo em suas ações e fortalecer o ECA”.
Durante o sarau, diversas atividades fizeram parte da agenda cultural. O público pôde curtir a exibição de um vídeo de uma poesia escrita por uma educanda, além de presenciar um esquete teatral que abordou a invisibilidade nas profissões.
O dia foi repleto de apresentações de músicas, incluindo uma de percussão, que abordou um pouco das origens dos instrumentos percussivos e suas regionalidades. Educandos e educandas também escolheram para falar da invisibilidade social por meio de um repertório que incluiu títulos como Quem Pode, Amarelo Azul e Branco, Dona de Mim e A Voz da Resistência,
Já na dança, os jovens se apresentaram com números de balé, jazz e dança contemporânea. O sarau foi encerrado com tradicional Quadrilha Caipira do Garoto Cidadão. O evento contou com a participação massiva dos familiares e de autoridades do setor público municipal.