11out
Fabiam Franklin: conheça a história do ex-aluno da ETPC, Engenheiro e Diretor na CSN

A ligação entre Fabiam Franklin, a CSN e a ETPC – escola da Fundação CSN em Volta Redonda (RJ) – começa ainda na década de 1940, com as construções da Companhia, em 1941, e da Escola Técnica Pandiá Calógeras, em 1944. Fabiam é neto e filho de ex-funcionários da CSN: Benedito Estevão, seu avô materno, e José Franklin, seu avô paterno, trabalharam na Companhia.  “Além dos meus dois avôs e do meu pai, eu tive vários tios, primos e amigos que trabalharam na CSN. Tenho muita honra e muita felicidade em poder dizer isso”, explica. Ao se tornar a terceira geração da família a atuar na CSN, Fabiam construiu uma relação familiar e de muito sucesso tanto com a CSN quanto com a ETPC.

Ao vasculhar a árvore genealógica, Fabiam deixa nítida a ligação da família com a Companhia. Por parte do avô materno, que nasceu em Volta Redonda e morou na fazenda Santa Cecília, todos os 8 irmãos homens trabalharam na CSN. O avô de Fabiam foi admitido ainda na década de 40, foi um dos primeiros funcionários da empresa, tendo trabalhado na ainda construção do complexo. Depois, migrou para o departamento de almoxarifado – entrou como operário e, após passar por vários cargos, se aposentou como encarregado da seção.

Já o avô paterno saiu do estado de Minas Gerais para trabalhar na CSN. “Um fato curioso é que ele foi trabalhar no departamento do pai da minha mãe, ou seja, meu avô materno foi chefe do meu avô paterno”. Mas, antes de levantar qualquer dúvida, ele se adianta e avisa que “não foi por esse motivo que meus pais se conheceram e se casaram”. Anos mais tarde, o pai de Fabiam também começou trabalhar na CSN, atuando em várias montagens da empresa.

O passo fundamental para Fabiam ingressar na Companhia foi ter estudado na ETPC. Entrou para o time de alunos da escola em 1985, quando a dúvida a respeito de qual carreira seguir acometeu Fabiam: “não sabia se ia para carreira na Construção Civil ou na área de Siderurgia/Industrial. Após conversar com pessoas próximas, decidi por conhecer um pouco mais do ramo da indústria e entrei na ETPC”, explica.  Lá eu tive a grata satisfação de me encontrar”. Na ETPC, além de se encontrar, Fabiam também se deparou com o que foi impulsionador para o futuro que começaria a traçar a partir dali.

A disciplina de físicas dos metais, a parte de processo metalúrgico e os alto-fornos fizeram Fabiam se encantar com o curso e com a ETPC. Ele conta que, nessa época, teve aulas com “excelentes professores e profissionais da CSN que também trabalhavam na escola e que depois viriam a se tornar meus colegas de trabalho. Se formou na ETPC em dezembro de 1987 e, dois anos depois, se tornou funcionário na CSN, lugar que já lhe era tão familiar e tão desejado: começou trabalhando na coqueria, ramo em que atuou por 4 anos e, em seguida, ao se formar engenheiro, passou por um programa de trainee por 8 meses, época em que conheceu todas as áreas da Companhia. Com o fim do treinamento, Fabiam decidiu ir para área que mais gostava: os altos-fornos.

Nesse setor, ele conseguiu galgar toda a linha de desenvolvimento de engenheiro, começando como trainee, passando por engenheiro de desenvolvimento e assistente da gerência. Até que se tornou Gerente de Operação dos dois alto-fornos, Gerente Geral e, agora, “estou na posição de Diretoria de Metalurgia”.

Ao todo, Fabiam já soma 34 anos de CSN. “Eu sou muito grato por essa história com a CSN e com a ETPC, e espero que sirva de incentivo para as novas gerações que queiram e que tenham vontade de se desenvolver nas diversas especialidades da produção industrial – seja elétrica, mecânica, meio ambiente, logística ou recursos humanos. Espero que percebam que minha trajetória é possível de ser repetida por outras pessoas. E agradeço muito por tudo ter iniciado na ETPC.”

Confira a história do Fabiam e de muitas outras pessoas no nosso Relatório de Impacto de 2022