Com expertises distintas, os consultores contribuíram para que os realizadores refletissem sobre todas as etapas da execução, da pesquisa, roteiro, produção e fotografia até a direção, montagem e edição de som.
O grupo de consultores da primeira edição foi formado por alguns dos mais importantes e premiados profissionais do cinema brasileiro: Carlos Nader, Daniela Capelato, Guilherme Coelho, Karen Harley, Leonardo Edde, Luiz Bolognesi, Marcelo Gomes, Waldir, Xavir e Walter Carvalho. Através do diálogo com outros profissionais do cinema, questionamentos, análises e comentários foram compartilhados, na busca pelo melhor dos filmes.
Depois de finalizados, os filmes participaram da Mostra Itinerante Histórias que Ficam, sendo exibidos, gratuitamente em praças públicas, universidades e centros culturais de todo o país.
Diretor: Carlos Frederico Pinto
Região: Sul (Rio Grande do Sul – RS)
Produtora: Armazém de Imagens
Sinopse: A passagem do tempo e a celebração da vida através das festas de aniversário. Fragmentos de memórias coletivas reinventadas à luz de imagens guardadas em álbuns, filmes e fitas para falar sobre memória como fragmentos de narrativas em construção.
Diretor: Tiago Campos Tôrres
Região: Nordeste (Pernambuco – PE)
Produtora: Vídeo nas Aldeias
Sinopse: Um filme que investiga um mundo dividido entre a “autenticidade” e a “modernidade”, através de três olhares distintos: o de um missionário alemão que mora na aldeia Xavante desde 1957, o olhar do Divino, cineasta indígena também morador da aldeia, e o olhar do diretor Tiago, que chega para confrontar esses dois universos distintos.
Diretora: Maria Clara Escobar
Região: Sudeste (São Paulo – SP)
Produtora: Filmes de Abril
Sinopse: Uma jovem cineasta mergulha no passado desconhecido de seu pai, Carlos Henrique Escobar, um importante intelectual brasileiro, preso e torturado durante a ditadura militar, permanece em silêncio desde então.
Diretor: Gabriel Figueira Marinho
Região: Centro-Oeste (Distrito Federal – DF)
Produtora: Villa-Lobos Produções
Sinopse: “O Prólogo” discute a propaganda anticomunista no Brasil antes do início do regime militar, contando a trajetória do Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais, o IPES.
A Mostra itinerante Histórias que Ficam exibiu os 4 filmes desenvolvidos na 1ª edição em 24 cidades brasileiras, de Ariquemes à Araucária. Do Norte ao Sul do pais. Dessas 24 localidades visitadas, 14 não possuíam sala de cinema e 12 tinham menos de 100 mil habitantes. A mostra atingiu 5.724 espectadores, sendo que 13% do público total nunca tinha ido ao cinema.
Confira a 2ª edição