Com os documentários prontos foi traçada uma estratégia específica para cada filme, fomentando diálogos relacionados aos temas das obras e criando conteúdos e articulações para potencializar a posterior distribuição dos filmes. Em parceria com a empresa Taturana Mobilização Social, a Mostra Itinerante foi elaborada em um circuito de exibição guiado pelo interesse e engajamento de pessoas e instituições locais que se mobilizaram para exibirem os documentários.
_____________
Diretor: Pedro Rocha
Região: Nordeste (Fortaleza – CE)
Produtora: Corpo Aberto
Sinopse: Ivan, 30, acaba de sair da cadeia depois de oito anos preso. De volta a sua casa, ao convívio de sua esposa, Gleice, e de sua filha, Glenda, de seis anos, que ele mal conhece. É uma chance de retomar a vida. No entanto, o passado ainda o atormenta. Ivan está em liberdade condicional. Uma tornozeleira eletrônica o proíbe de fazer qualquer trajeto que não seja o de casa para o trabalho, do trabalho para casa. Em casa, o convívio completa-se apenas na presença de Neto, um jovem de 18 anos que ele conheceu logo depois de sair da cadeia. Os dois curtem a semi-liberdade e Ivan se reconhece no amigo. Mas longe dali ele é apenas um pequeno ponto azul no radar da polícia e todos os seus passos serão monitorados.
Diretor: Francisco Guarnieri
Região: Sudeste (São Paulo – SP)
Produtora: Mira Filmes
Sinopse: Gianfrancesco Guarnieri foi ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem-síntese do artista engajado. Seus filhos, Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política. A partir desses dois retratos geracionais, o neto e diretor Francisco procura refletir sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família.
Diretora: Carol Benjamin
Região: Sudeste (Rio de Janeiro – RJ)
Produtora: Daza Filmes
Sinopse: Iramaya Benjamin era casada com um coronel do Exército até que seus dois filhos se engajaram na guerrilha clandestina contra a ditadura militar. Conhecida hoje como “Mãe da Anistia” no Brasil, Iramaya, no entanto, experimentou uma profunda crise pessoal quando a democracia foi reestabelecida e sua vida voltou ao normal após 10 anos de luta. O documentário parte da busca de sua neta Carol que, após a morte da avó, encontrou uma caixa cheia de cartas íntimas escritas por Iramaya ao longo de 36 anos (1972 – 2008).
Diretora: Priscilla Brasil
Região: Norte (Belém – PA)
Produtora: Companhia Amazônica De Filmes
Sinopse: Num pequeno aeroporto da Amazônia, Júlio tenta conseguir horas de vôo para seu primeiro brevê enquanto Patrícia, a única mulher comandante do local, tenta ganhar um salário compatível com o dos homens. Nadinho, um velho e bem sucedido piloto,tenta ajudá-los enquanto esconde um grave segredo.
Na segunda edição a estratégia adotada para a Mostra foi pensar a distribuição a partir das características de cada filme e em parceria com a empresa Taturana Mobilização Social o Programa conectou os filmes com espaços que tinham interesse nas temáticas abordadas, o que potencializou as exibições.
Os espaços exibidores foram variados como escolas, cineclubes, penitenciárias, livrarias, defensoria pública entre outros, o que contribuiu para a democratização do acesso ao cinema e formação de público.
O lançamento da Mostra aconteceu na Unibes Cultural com a mesma tônica de todos os eventos abertos realizados ao longo do Programa. Corpo Delito foi exibido seguido por debate com a mediação de Maria Homem, psicanalista, pesquisadora e professora, Pedro Rocha, diretor do filme, Luiz Paulo Barreto, ex-Ministro da Justiça e Diretor de Relações Institucionais da CSN, e Marina Dias, que integra o Conselho da Ouvidoria da Defensoria Pública de São Paulo.
Guarnieri, estreou no Centro Cultural São Paulo seguido por debate com Sérgio Mamberti, ator e dramaturgo, Cibele Forjaz, diretora e iluminadora de teatro e Francis Vogner roteirista do filme. Os demais documentários, Iramaya, de Carol Benjamin, e No vazio do ar, de Priscilla Brasil, foram exibidos em sessões abertas ao público seguidas por debate em São Paulo, Rio de Janeiro e Belém.
Confira a 1ª edição