18 jul 2024

Os jovens do Bolsa de Teatro vêm conquistando o mundo das artes cênicas – seja nas telonas, em festivais e palcos. Confira as conquistas de Ana Semião, Dudda Oliver e Júnior Padovani, bolsistas da 1ª edição do programa:

Em junho, a peça Irmãs Coragem, escrita e dirigida por Júnior Padovani, foi uma das 5 vencedoras – entre 64 obras inscritas – do Festival Estudantil de Dramaturgia, promovido pelo Conservatório de Tatuí. Outra conquista da peça foi a seleção para participar do 29º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (FETESP), também do Conservatório de Tatuí: a exibição de Irmãs Coragem será nos dias 22 e 25 de julho.

Padovani pontua que essas conquistas são “fruto de muito trabalho, estudo e foco. Na faculdade (Célia Helena) tivemos aula de dramaturgia, o que me ajudou bastante na escrita de Irmãs Coragem. Também os prêmios do FENTA são fruto de um trabalho coletivo muito potente, que se respeita, ouve e trabalha muito. Somos um grupo diverso que sabe onde quer chegar, então sempre vamos entrar com força e garra nesses festivais. Creio que esse seja nosso maior triunfo. Nossa coletividade e vontade de fazer o que mais amamos, que é o teatro”.

Dudda Oliver, também bolsista da 1ª edição do Bolsa de Teatro, realizou o primeiro trabalho no audiovisual em meados de 2023, ramo da atuação em que ela diz ainda estar se descobrindo. “Queriam uma atriz negra com as características de uma cientista. E, coincidentemente, ela era muito parecida comigo”. Depois de analisarem o perfil da atriz, ela foi chamada para um teste.

A atriz compôs o elenco do filme baseado numa série infantil chamada Escola de Gênios, como a personagem Alice Ball, uma das primeiras cientistas negras a descobrir o tratamento de Hanseníase. “O filme será lançado agora em 2024. Estou bem ansiosa para esse momento, porque foi uma experiência muito gratificante, onde consegui juntar coisas que aprendi tanto no Garoto Cidadão como no Bolsa de Teatro”.

Já Ana Semião também teve a primeira experiência com o audiovisual com a série Ostium, criada e com roteiro por Matheus Galdino. Ana Paula afirma que “atuar te dá uma grande oportunidade de estar em vários lugares, é um mundo cheio de possibilidades e atuar para o audiovisual foi novo para mim. Foi diferente, divertido, uma imersão”. A série traz a história de 3 personagens, incluindo a interpretada por Ana, chamada Bernadette Silva, após um desconhecido incidente de uma empresa. O grupo de sobreviventes busca respostas sobre o ocorrido e durante a fuga, percebem que o tempo parece passar mais depressa, distorcendo a realidade que está ao redor.

Para ela, projetos autorais como esse dão energia para encarar as oportunidades que aparecem. “Está sendo incrível fazer parte disso, as pessoas gigantes que conheci ao longo das gravações, e as diversas conexões que foi se dando até o fim dessa primeira temporada”.

A Fundação CSN parabeniza Ana Paula, Dudda e Junior pelas conquistas!