25mar
Lançamento do Programa de Educação Ambiental em Volta Redonda

A CSN lançou, na Semana da Água, o Programa de Educação Ambiental (PEA) na cidade de Volta Redonda (RJ), em parceria com a Prefeitura local, por meio das secretarias de Educação e Meio Ambiente. Desenvolvemos o PEA em três frentes: diagnóstico sócio participativo, atividades de conscientização e educação ambiental com os alunos da rede municipal de ensino e capacitação de professores.

O diagnóstico sócio participativo é feito por meio de entrevistas com representantes da comunidade escolar, atores comunitários, autoridades municipais e colaboradores da empresa. Nessa etapa, nós buscamos compreender a percepção destes públicos sobre as questões ambientais da cidade e qual o impacto da siderurgia em cada grupo, assim como direcionar os temas prioritários para desenvolvimento do programa.

Faz parte atividades de conscientização e educação ambiental com as escolas municipais de Volta Redonda, como já acontece nas cidades de Arcos e Congonhas, em Minas Gerais, onde a CSN também desenvolve o PEA junto às Fundação e prefeituras locais. E outra atividade é a capacitação dos professores com cursos e oficinas sobre a temática ambiental como tema transversal as suas disciplinas e para estimular a conservação e a preservação do meio ambiente.

Semana da Água

Na semana, realizamos atividades que reconhecem a importância da agenda relacionada ao Dia Mundial da Água e do Rio Paraíba do Sul pela sua grande relevância para a biodiversidade local.

Destinamos palestras e oficinas sobre a importância da água para professores e alunos da rede pública da cidade. Cerca de 100 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental participaram da ação. Outra palestra com o Prof. Dr. Francisco Gurgel contou com a participação de cerca de 150 alunos. Também realizamos o minicurso de produção de maquetes cartográficas, com o Prof. Dr. Manoel Ricardo, para estudantes do curso técnico de meio ambiente do Colégio Estadual Rondônia.

Além das palestras, envolvemos estudantes na limpeza do Córrego do Bugio e inauguramos a exposição “Captando o passado: a água e a CSN”, com fotos históricas sobre o sistema de captação de água da CSN, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni. O evento contou com a presença do poder público para assinatura do Termo de Cooperação para implantação do PEA na cidade. Você pode conferir a exposição até 30 de março de Segunda a Sexta da 8h às 17h. Também pode conferir a exposição virtual em captandopassado.org.br

Para seus colaboradores, a CSN realizou o Fórum das Águas 2022, um evento interno e online para todas as suas unidades no Brasil, e que discutiu diferentes temáticas relacionadas ao uso responsável da água. E último destaque da semana foi a soltura de 10 mil alevinos no Rio Paraíba do Sul. Foram duas espécies diferentes, sendo uma ameaçada de extinção, o Curimbatá, nativo do Rio Paraíba do Sul e oriundo de viveiros certificados do Sul do estado de Minas Gerais.